Em lançamento de revista, Rui destaca nível de investimento da Bahia

O governo do estado lançou nesta segunda-feira, 16, a 5ª edição da Revista Terra Mãe, que traz um balanço das ações do estado em diversas áreas, em 2019.

Durante o evento, realizado no Salão de Atos da Governadoria, em Salvador, o governador Rui Costa (PT) destacou os projetos econômicos que colocaram a Bahia em segundo lugar no número de investimentos no país. “Não é fácil para um estado que é a 10ª economia do país, com a dimensão territorial que temos,  ser o 2º por cinco anos seguidos em investimento no país”, destacou o governador.

Rui Costa comparou a Bahia com os  estados do Sudeste. “Basta comparar com Minas Gerais e  Rio de Janeiro. Eles têm o dobro, triplo de arrecadação, e não dá nem para comparar o volume de investimento que fazemos”, ressaltou o governador.

Projetos

O chefe do executivo estadual atribui ao planejamento e a busca pelo equilibrio fiscal como os pilares do alto nível de investimento da Bahia. “Nós vamos continuar com essa busca de equilíbrio fiscal de um lado e a manutenção de ritmo forte de investimento de outro. Se nós queremos reverter, mudar, sair de um círculo negativo de desemprego, pobreza, para um círculo virtuoso de emprego e de renda, é preciso ter investimento”, asseverou Rui.

Em seu discurso, Rui Costa citou os projetos de expansão do metrô, construção do Veículo Leve sobre Trilho (VLT), da nova rodoviária e sobre o projeto da ponte Salvador-Itaparica.

O governador destacou a assinatura do consórcio Salvador-Itaparica, que será executada por um consórcio formado por três empresas chinesas. “A Ponte Salvador Itaparica, que é um investimento de seis bilhões, mas que vai gerar outros tantos bilhões em investimentos privado para acompanhar o investimento da Ponte. Isso vai gerar emprego e renda, e a melhoria na qualidade de vida de milhares de pessoas; Ou seja, investimento público puxa mais investimento privado”, destacou Rui.

Saneamento

Durante o pronunciamento, o governador comentou suma notícia falsa que recebeu pelas des sociais, por conta da divulgação da notícia que irá expandir a participação da iniciativa privada na Empresa Baiana de Águas (Embasa). “Vamos abrir o capital da empresa para buscar recursos sem abrir mão do controle acionário. A estimativa é que podemos arrecadar R$ 4 bilhões, sem abrir mão do controle da empresa”, diz  Rui.

O petista lembrou que a Embasa, por ser uma empresa pública,  já conta com a participação da iniciativa privada. Ele revelou que o valor arrecadado será utilizado na expansão no acesso à água e a rede de esgoto. “O que nós vamos fazer é vender um maior número de ações, e isso é diferente de privatizar. Nós vamos vender ações e com isso receber recursos para investir em água e esgoto para quem precisa, os mais pobres” afirmou o petista.

 

Fonte: A tarde

Advertisement