Proerd completa 15 anos e certifica mais de sete mil alunos municipais.

Esta terça-feira (17) foi de celebração para o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), promovido pela Polícia Militar (PM), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Smed). A iniciativa completou quinze anos e certificou mais de 7 mil alunos de escolas da Rede Municipal de Ensino.

As crianças aprenderam a lição passada pelos policiais. “Aprendi que devo ficar longe das bebidas e das drogas porque elas matam. É muito perigoso. Aprendi também que devo ajudar ao próximo”, contou o estudante do 5º ano, Ismael Vieira, 11 anos.

Outros colegas de Ismael que também vão colocar os ensinamentos em prática são Rian Santos, 11 anos, e Ariel Matos, 12 anos, ambos do 5º ano. “É muito importante se manter longe das drogas porque elas podem até matar a gente”, disse Rian. “Com o Proerd, eu aprendi a não ir pelo caminho do mal, a buscar um bom caminho, a estudar”, completou Ariel.

Com esses depoimentos, percebe-se que o Proerd segue cumprindo sua missão principal que é transformar vidas, como afirmou o secretário de Educação, Esmeraldino Correia. O gestor foi o tenente-coronel responsável por implantar o programa na cidade e coordenou, no interior da Bahia, a formação de instrutores.

“O programa traz um momento de reflexão em sala de aula, por meio dos ensinamentos passados pelo policial militar. E, assim, a criança vislumbra, percebe que é possível resistir bravamente contra as drogas e a violência e dar um rumo novo à sua vida. O Proerd dignifica”, comentou o secretário.

Caráter social e preventivo – Em 15 anos, mais de 50 mil crianças e adolescentes (do Ensino Infantil e do 5º e 7º ano do Ensino Fundamental das redes pública e privada) foram beneficiados com o programa. “Para a Polícia, a família e a escola, são importantíssimos – todos juntos para que tenhamos uma qualidade de vida melhor e uma sociedade mais justa”, comentou o coronel da PM, Ivanildo da Silva.

Representando o prefeito Herzem Gusmão, na solenidade, o chefe do Gabinete Civil, Murilo Mármore enfatizou: “Com o Proerd, previne-se, de forma muito eficiente, um dos maiores flagelos da nossa época, que é a droga, que afeta as crianças, a sua família e ao país. Por isso, temos de enaltecer todos aqueles que se dedicam ao programa”.

A cerimônia de certificação contou com apresentações musicais, homenagens e premiação dos alunos que se destacaram.

Advertisement