Palmas para Conquista é tema de audiência Pública na Câmara

Na manhã desta quinta-feira, 19, foi realizada na Câmara Municipal de Vitória da Conquista uma audiência pública sobre o programa Palmas para Conquista, de iniciativa do mandato da vereadora Lúcia Rocha (DEM).

Na abertura da audiência foi exibido um vídeo com depoimentos de pessoas que participam do programa contando a importância do mesmo. O Programa Palmas para conquista trabalha na ressocialização de apenados, através do projeto começar de novo.

O prefeito de Vitória da Conquista, Herzem Gusmão, contou um pouco da história do Projeto, como tomou conhecimento e da importância dele para todo  município. Relatou as dificuldades de se implementar o Palmas para Conquista: “Não tínhamos como colocar o Palmas para Conquista para funcionar, até que surgiu a ideia de fechar uma parceria com o programa de ressocialização. Se não fossem os apenados não existiria o Palmas para Conquista”, contou agradecendo a vereadora Lúcia por ter solicitado do deputado Adolfo Viana, a destinação de uma emenda para compra de um trator para o projeto: “a maquina já está no Deserg sendo plotado e logo estará servindo o projeto Palmas para Conquista”, concluiu.

O idealizador do projeto, Reuber Viana Matos, relatou sua emoção de estar participando da audiência e que “tenho a sensação de dever cumprido”. Contou um pouco sobre o projeto e as tantas tentativas de implantação do mesmo. Reuber lembrou que o clima conquistense é o que mais favorece para que o projeto aconteça. “Em 2016 procurei o prefeito , que na época era Deputado Estadual, e expliquei o projeto. Ele teve a sensibilidade de abraçar a ideia e em 2017 começamos a colocar em prática. Buscamos parcerias para poder iniciar o projeto e assim conseguimos”. E concluiu dizendo que possui um sentimento de gratidão muito grande por cada um que abraçou e acreditou no projeto Palmas para Conquista.

Geovane Pereira dos Santos, apenado participante do programa , agradeceu a oportunidade que todos os apenados tem recebido e contou que “essa oportunidade é muito importante pra cada um de nós. É uma ajuda essencial. Erramos e agora estamos aqui para aprender e vocês nos deram essa oportunidade”.

Representando os pequenos produtores da região de Inhobim, Nilza Meira,  contou como tomou conhecimento do programa Palmas para Conquista: “tenho um pedaço pequeno de terra onde plantava café, mas não nos traz retorno. Participei de uma capacitação e resolvi me inscrever no projeto”. Contou que ainda esta no começo, mas que a “palma me trouxe esperança, voltei a trabalhar no que é meu” e concluiu dizendo que “esse programa veio para nos ajudar”.

O secretário Municipal de Agricultura, Gilmar Ferraz, agradeceu o empenho de todos que apoiaram e vem apoiando o projeto Palmas para Conquista e disse que se sente parte do projeto. “ A secretaria de agricultura é parte desse projeto e nos sentimos honrados em fazer parte dessa conquista”.  Falou sobre a Coopasub, e relatou como poderia colocar a instituição para voltar a produzir: “precisamos colocar nossos produtores para produzir mais, ensinar e capacitá-los , e fizemos uma representação no Ministério Público para que fossem prestado contas de tudo que acontecia lá”, contou. Falou da importância da palma para a agricultura familiar e disse que “é sem dúvidas uma revolução para nossa cidade. Isso vai alavancar nossa região”

Fonte: CMVC

Advertisement