Militar Conquistense será homenageado na Antártica

No próximo dia 15 de janeiro o Brasil inaugurara a nova Base na Antártica, Estação Comandante Ferraz . Após 7 anos do incêndio trágico, a solenidade ocorrerá na unidade da Marinha do Brasil, localizada na ilha do Rei George, 130 km do continente Antártico. O evento ocorrerá com a presença de diversas autoridades, entre elas o presidente da República. Na solenidade serão homenageados os militares mortos no incêndio da antiga Base em 2012, entre eles um conquistense . O Tenente Carlos Alberto, depois de uma extensa e rigorosa seleção, passou a compor a equipe do projeto PROANTAR, passando um ano na região considerada mais inóspita do planeta. Na tragédia do dia 25 de fevereiro de 2012, O Tenente Carlos Alberto e seu parceiro 2º Tenente Roberto Lopes dos Santos, deram a vida, fundamentais no combate ao incêndio, salvando militares, cientistas e pesquisadores. A missão destes brasileiros coloca o Brasil entre os apenas 29 países do mundo que decidem sobre o continente antártico, que corresponde a 10% do planeta.
Na ocasião, os militares, que ocupavam a graduação de Sub Oficial, foram promovidos pos mortem ao posto de 2º Tenente e receberam postumamente o grau de comendador da Ordem do Mérito da Defesa e a Medalha Naval de Serviços Distintos da Marinha. As medalhas são destinadas, respectivamente, para premiar as personalidades civis e militares, brasileiras ou estrangeiras, que prestaram relevantes serviços às Forças Armadas, os militares que se houveram distinguido no exercício da profissão e, excepcionalmente, organizações militares e instituições civis, nacionais ou estrangeiras, suas bandeiras e estandartes e para pessoas com serviços distintos para Marinha do Brasil.
Em vida, o Tenente Carlos Alberto participou de diversas missões honrosas e distintas na Amazônia Brasileira e em países como Singapura e Namíbia, se destacando e sendo condecorado com as medalhas da Ordem do Mérito Naval, Militar de Ouro e Mérito Marinheiro, que homenageia militares com mais de 2000 dias no mar.
Vitória da Conquista se fará presente nesta vitória brasileira, na figura do homenageado, que será representado por seu filho, o Tenente Figueredo, da Polícia Militar da Bahia, lotado na CAESG.

Advertisement