Governo projeta PIB mais forte para 2019 e 2020

O Ministério da Economia revisou para cima as projeções do PIB (Produto Interno Bruto) de 2019 e 2020. As estimativas foram divulgadas nesta terça-feira (14) pela Secretaria de Política Econômica. A expectativa para o avanço da atividade econômica em 2019, que estava em 0,9%, em boletim divulgado em novembro, avançou para 1,12%. O dado fechado do ano passado ainda não foi divulgado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Para 2020, o Ministério da Economia espera um avanço do PIB de 2,40%, ante projeção anterior de 2,32%. As projeções econômicas servem de base para as avaliações do andamento da política fiscal. Com uma expectativa melhor para a atividade, por exemplo, a equipe econômica deve ampliar as estimativas de arrecadação de impostos.

Esses cenários são levados em conta nas avaliações bimestrais que servem de base para que o governo decida se precisa cortar ou não verbas de ministérios. “Os indicadores de emprego e atividade têm apresentado um cenário consistente para a retomada da economia em 2020”, diz o relatório da secretaria.

 

Fonte: Bahia Notícias

Advertisement