ID Jovem: conheça o benefício que dá acesso à meia-entrada e gratuidade em viagens interestaduais.

A Identidade Jovem, mais conhecida como ID Jovem, é um programa que oferece uma série de vantagens a jovens de baixa renda, a exemplo de meia-entrada em eventos e gratuidade ou desconto com viagens interestaduais. Em Vitória da Conquista, apesar de existirem 31 mil pessoas aptas a receber esses benefícios, somente 4 mil estão inscritas no ID Jovem. Portanto, está na hora de conhecer tudo sobre o programa e começar a participar com apenas alguns cliques.

O ID Jovem está disponível para qualquer pessoa entre 15 e 29 anos, que tenha renda familiar de até dois salários mínimos e possua o Número de Identificação Social (NIS). Não é preciso ser estudante para participar, basta atender a esses requisitos! Para gerar a sua carteirinha, é bem fácil: é só baixar o aplicativo “ID Jovem” no seu celular, ou acessar o site do ID Jovem e informar os seus dados. Você pode imprimir a carteirinha ou apresentá-la no seu próprio celular, para ter acesso a qualquer um dos benefícios.

O documento dá acesso à meia-entrada em cinemas, teatros, shows, espetáculos circenses e eventos educativos ou esportivos. Além disso, o ID Jovem disponibiliza duas vagas inteiramente gratuitas em viagens interestaduais, sejam elas rodoviárias, ferroviárias ou aquaviárias. Caso essas duas vagas sejam preenchidas, o programa dá direito a outras duas passagens com 50% de desconto.

Como faço o NIS? – O NIS é aquele número que aparece impresso na Carteira de Trabalho, no extrato do FGTS ou no Cartão Cidadão. Se você ainda não possui NIS, dirija-se ao Centro de Referência de Assistência Social (Cras) que atende o seu bairro, levando seus documentos de identificação. Lá, irão realizar a sua inscrição no Cadastro Único (CadÚnico) e gerar o NIS. Para continuar tendo acesso ao ID Jovem, os dados do NIS devem ser atualizados a cada dois anos; e o CadÚnico, a cada 24 meses.

Validade – A carteirinha do ID Jovem tem validade de seis meses. Por isso, após esse período, você precisa entrar novamente no site ou aplicativo do programa e fazer a atualização dos seus dados. É só clicar em “Validar ID Jovem” e continuar tendo acesso aos benefícios.

Rejeitaram minha carteirinha. E agora? – “Quando o jovem tem esse direito negado nas rodoviárias, ele tem que procurar a Agência Nacional de Transportes Terrestres [ANTT] e fazer a denúncia”, explica Anderson Rocha, técnico da Coordenação Municipal da Juventude. De acordo com ele, o jovem deve exigir da empresa um documento atestando o motivo da recusa e, então, levar o caso à ANTT, para as providências. Se a negativa ocorrer por parte da organização de algum evento, a situação é de competência do Procon.

Outras dúvidas – Se você ainda tiver dúvidas sobre o ID Jovem, ou qualquer dificuldade em sua utilização, procure a Coordenação Municipal da Juventude. “A gente tem aqui a concentração de informações também sobre todas as políticas públicas para a juventude que acontecem no Brasil, não só no município. Nós estamos aqui à disposição para repassar para a juventude. E a gente precisa muito que eles tomem conhecimento desse benefício”, afirma Anderson.

A Coordenação da Juventude está localizada no Centro Integrado dos Direitos Humanos, localizado na Praça Tancredo Neves, nº 01. Você também pode entrar em contato com eles pelo telefone (77) 3421-8665

Advertisement