SISU e PROUNI: Conheça os pré-requisitos e documentos necessários para preparar sua candidatura

Após a divulgação da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), os estudantes já precisam estar atentos a todos os procedimentos necessários para preparar a candidatura para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e Programa Universidade para Todos (Prouni). Ambos têm inscrições ainda no mês de janeiro, o primeiro vai de 21 a 26, com resultado anunciado em 28; e o segundo, de 28 a 31, com resultados no dia 4 de fevereiro.

“Todo ano recebemos pedidos de créditos de estudantes que confundiram os dias de inscrição” pontua Rafael Baddini, sócio-diretor do PRAVALER, fintech de soluções financeiras para educação no Brasil. “É importante ter certeza de que cumpre todos os requisitos e ter todos os documentos em mãos antes de iniciar a inscrição. O período para se candidatar é curto e a competição é alta”, reforça.

Confira abaixo os pré-requisitos e documentos necessários de cada regulamento:

Sisu – Sistema de Seleção Unificada 

Inscrições: 21 a 26 de janeiro

Para se candidatar ao Sisu, o estudante precisa ter feito o Enem em 2019, sem ser na modalidade treineiro, e não ter obtido nota zero na redação. O sistema define a nota de corte de cada curso a partir da relação nota/candidatos.

Existem também as ações afirmativas, que reservam uma parte das vagas para o sistema de cotas para alunos de escolas públicas, pessoas de baixa renda, autodeclarados negros, pardos ou indígenas, pessoas com deficiência, entre outros. Caso se candidate a essas vagas, é necessário levar documento de identidade comprovante no momento da matrícula.

Para se inscrever, o candidato deve entrar no site oficial do Sisu, com CPF, número de inscrição e senha do Enem 2019, além de comprovantes e documentos, que podem variar de acordo com o curso escolhido.

 

ProUni – Programa Universidade para Todos

Inscrições: 28 a 31 de janeiro

Para tentar uma bolsa no ProUni em instituições privadas do ensino superior o estudante deve ter realizado o Enem e obtido nota mínima de 450 pontos, e não ter zerado a redação. Além disso, deve ter estudado em escola pública, ou em privada como bolsista integral, durante o Ensino Médio, e não possuir diploma de nível superior.

Para concorrer à bolsa integral (100%), é preciso ter renda familiar de até um salário mínimo e meio por pessoa. Já os concorrentes de bolsa parcial (50%), a renda por pessoa pode ir até três salários mínimos.

Durante a inscrição, é necessário ter em mãos o CPF, número de inscrição e senha do Enem. No momento da matrícula, caso o candidato seja aprovado, as comprovações de ensino médio e renda serão solicitadas.

Para os alunos que não forem aprovados na primeira chamada do Sisu ou ProUni, há uma segunda chance. As janelas de segunda chamada dos programas acontecem logo após o resultado da primeira fase. O Sisu inicia no dia 29 e vai até 4 de fevereiro; já o ProUni, em 18 de fevereiro.

 

Fonte: A Tarde

Advertisement