Vigilância Epidemiológica promove Feira de Saúde de combate à Hanseníase na Praça 9 de Novembro.

Uma equipe de Vigilância Epidemiológica promoveu nesta quarta-feira (22), na Praça 9 de Novembro, a Feira de Saúde de combate à Hanseníase – uma das ações da campanha do Janeiro Roxo, que alerta para luta contra a doença.

“Eu não sabia que a Hanseníase era assim. Já tinha ouvido falar, mas não tinha noção que causava tantos danos dessa maneira. Eu até perguntei para eles aqui sobre uma manchinha branca que eu tenho, mas já descartou a possibilidade, porque é só uma mancha da idade”, conta a cuidadora Edinélia Ribeiro, que parou no estande montado na praça para procurar saber mais sobre a doença após ter visto uma reportagem na televisão.

Além de abordar quem passava pela praça para informações sobre o diagnóstico precoce da Hanseníase, também foram oferecidos na Feira de Saúde serviços de aferição de pressão e glicemia, orientações sobre o controle do mosquito Aedes Aegypti, bem como serviços de saúde bucal ofertados pelos profissionais do Serviço Social do Comércio (SESC), parceiros da ação.

De acordo com a coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Amanda Maria Lima, o objetivo da feira foi de oportunizar o acesso às informações sobre a doença, além de divulgar o serviço do Centro Municipal de Pneumologia e Dermatologia Sanitária, referência no município para o tratamento de pessoas com diagnóstico de Hanseníase. “A nossa intenção é de promover saúde, contemplando o mês de campanha do Janeiro Roxo. O nosso foco principal é captar esse cidadão comum, fazendo a orientação sobre a Hanseníase no município de Conquista e informar sobre os sinais para que possamos identificar precocemente a doença”, destaca Amanda.

Advertisement