Sesab e SMS emitem nota técnica sobre coronavírus; confira

Após a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarar emergência global de saúde devido ao surto do novo coronavírus (nCoV) em quase 20 países, as secretarias de Saúde de Salvador (SMS) e do estado (Sesab) emitiram nesta quinta-feira, 30, uma nota conjunta com recomendações aos estabelecimentos comerciais, que prestam serviços à população, em uma tentativa de impedir a proliferação da doença na capital.

Entre as medidas de combate ao coronavírus está o cumprimento da Legislação Estadual nº 13.706/2017 que determina a instalação e disponibilização de dispensers de álcool em gel nestes locais. A quantidade de equipamentos levará em conta a área do estabelecimento, sendo um equipamento a cada 70 metros quadrados, sempre em locais de fácil acesso e visualização, inclusive com placa contendo aviso. O uso da máscara cirúrgica também é uma alternativa para reforçar a proteção (confira abaixo).

As secretarias reforçaram informações de prevenção e controle em varejos de alimentação, shopping centers e centros comerciais, agências bancárias e postos de serviços, casas lotéricas, hotéis e pousadas, bares, restaurantes e similares, casas de eventos e eventos realizados em locais fechados, supermercados e hipermercados, escolas e faculdades, igrejas e templos religiosos, clubes de serviços, padarias e delicatessens, cinemas e teatros, além de oficinas de serviços.

A poucos dias do Carnaval, que, segundo a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), deve trazer 854 mil turistas para a capital, a ideia é que a medida seja implantada de forma educativa e efetivada com o tempo. Na Bahia, ainda não foram registrados casos, de acordo com a Sesab. No Brasil, o Ministério da Saúde monitora nove casos suspeitos.

Conforme o último balanço divulgado pela OMS, em todo o mundo, 7.818 casos foram confirmados, sendo 7.736 na China, com 170 mortos. A doença chegou a outros 18 países, como Japão, Estados Unidos, França, Austrália, Emirados Árabes, Alemanha e Finlândia, mas nenhum óbito foi registrado fora do país asiático.

Advertisement