Prefeitura intensifica ações durante Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência.

Para que os adolescentes possam ser protagonistas de suas vidas sexuais, fazendo escolhas conscientes, é importante que sejam acolhidos por toda rede socioassistencial, além de terem acesso a métodos contraceptivos e assistência clínica à saúde. Por esse motivo, foi instituída pela Lei nº 13.798/19, que marca a Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência, que utiliza como principal estratégia a educação sexual para prevenir a gravidez indesejada na adolescência.

Em consonância com a Campanha Nacional, durante o mês de fevereiro os serviços do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Centro de Atenção e Apoio à Vida (CAAV) e Unidades Básicas de Saúde irão intensificar as ações voltadas aos adolescentes por meio de informações sobre medidas preventivas e educativas que contribuam para a redução da incidência de gravidez na adolescência.

De acordo com dados de um relatório publicado em 2018 pela Organização Mundial da Saúde, 18% dos brasileiros nascidos vivos são filhos de mães adolescentes. Em número, isso representa 400 mil casos por ano. “A data instituída nacionalmente se configura como um momento ímpar para a captação e o estabelecimento de vínculos entre as equipes e o público jovem, que precisam dos profissionais como referência para as questões pertinentes a essa fase da vida. E a administração tem sensibilizado os profissionais para o cuidado integral dos adolescentes conquistenses”, destaca a coordenadora da área técnica de Saúde da Criança e do Adolescente da Atenção Básica, Gislany Silveira.

A programação da campanha começa no dia 31 de janeiro com a capacitação de jovens multiplicadores do Núcleo de Cidadania Adolescente (NUCA), promovida pelo CAAV e Diretoria da Atenção Básica. Na primeira semana de fevereiro as ações serão intensificadas e se estenderão durante todo o mês. Nas atividades, os seguintes temas serão trabalhados: sexualidade, planejamento reprodutivo, IST’s, saúde bucal, prevenção da violência e cultura da paz, uso e abuso de álcool e outras drogas,bullyinge saúde mental.

Algumas unidades de saúde irão realizar o dia “D” de mobilização, bem como os CRAS e CREAS que também participarão da programação. Além das ações educativas serão ofertadas: atualização de calendário vacinal, avaliação antropométrica, avaliação odontológica, consultas médica e de enfermagem, práticas de atividades corporais, circuitos de atividades de promoção, prevenção e incentivo à prática de hábitos de vida saudável.

Confira a programação da Campanha de Prevenção da Gravidez na Adolescência no município:
ZONA URBANA
03/02 – Unidade de Saúde da Família Nestor Guimarães;

20/02 – Unidades de Saúde da Família Hugo de Castro, Pedrinhas e Patagônia.

ZONA RURAL
03/02 – Unidade de Saúde da Família Veredinha;

12/02 – Unidades de Saúde da Família Lagoa das Flores I e São João da Vitória;

13/02 – Unidade de Saúde da Família Lagoa Formosa;

14/02 – Unidade de Saúde da Família Simão;

17/02 – Unidade de Saúde da Família Inhobim;

18/02 – Unidade de Saúde da Família São Joaquim;

20/02 – Unidade de Saúde da Família Baté-Pé;

27/02 – Unidade de Saúde da Família São Sebastião.

Advertisement