Brumado: Conjunto penal antes mesmo de ser inaugurado precisará de requalificação em alguns anexos.

Mais de 500 vagas no sistema prisional poderão ser abertas com a inauguração do novo Conjunto Penal de Brumado. Mas, desde 2016, a unidade nunca recebeu se quer um preso. Quase cinco anos depois, a estrutura continua abandonada e a vegetação toma conta de toda a área externa. Na manhã desta quinta-feira (6), uma equipe de reportagem visitou o local e constatou que além da vegetação, o presídio precisará passar por uma requalificação em alguns anexos. Entre eles, o que vai abrigar famílias de custodiados que moram fora da cidade e não tem um local para se abrigar. Batizado de “albergue”, o anexo que fica logo na entrada do presídio está danificado e teve parte do telhado arrancado por conta de ventos fortes. Outro setor que precisará de uma atenção, será o anexo administrativo, que segundo apurou a reportagem, possuem rachaduras internas nas salas, sendo necessário uma ampla reforma.
Segundo algumas fontes ligadas ao governo, mesmo com a intervenção do Superior Tribunal Federal (STF), que autorizou os presídios de Brumado e Irecê a funcionarem, o Governo do Estado poderá enfrentar algumas burocracias.

De acordo com a fonte, se o Governo da Bahia não assumir o Conjunto Penal, qualquer empresa que vier a ganhar a Licitação para manter a estrutura física, precisará investir no mínimo, cerca de R$ 5 milhões com a reforma, sistema de monitoramento, setor de alimentação, segurança, sistema de bastecimento e construção da área externa, onde serão construídos o estacionamento e o acesso para a rodovia BR-030. Com todo esse ‘entrave’ burocrático pela frente, o Governador Rui Costa ainda não anunciou oficialmente uma data para que o presídio possa realmente funcionar e abrigar os cerca de 550 custodiados das delegacias de Brumado e Região. Ficando a estrutura com a responsabilidade do Governo do estado ou não, a expectativa é que, com a inauguração do local, permita-se a abertura de 200 vagas de emprego.

Fonte:97 News

Advertisement