Unidades de Saúde promovem dias “D” durante a Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência

Durante a Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência, que se estende por todo mês de fevereiro, várias unidades de saúde da zona urbana e rural têm intensificado as ações preventivas e educativas voltadas ao público adolescente com o objetivo de contribuir para a redução da incidência de gravidez indesejada na adolescência.

Nesta quinta-feira (13), a Unidade de Saúde da Família Nestor Guimarães promoveu o Dia “D” de campanha com palestras de orientação abordando temas como sexualidade, planejamento familiar, saúde bucal, prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s) e ao uso de álcool e outras drogas.

Divone Santos foi uma das mães que estiveram logo cedo na unidade levando o seu filho Kauã, de 13 anos, para participar das ações promovidas pela unidade: “É muito importante esse momento aqui porque eu como mãe tenho dificuldade de estar passando todas essas informações para meu filho e ele aprende muito com a fala dos profissionais”, conta.

Dentro da programação, foram oferecidos serviços de atualização da caderneta de vacinação com vacinas de HPV, meningite e sarampo, além de atendimento clínico, odontológico e de enfermagem.

Para Elane Patrícia, uma das enfermeiras que coordenam a unidade, ainda há um afastamento do público adolescente dos serviços e ações programadas pela unidade, e o objetivo tem sido sensibilizá-los e trazê-los para os serviços de saúde. “Nós sentimos a necessidade de estar, cada vez mais, envolvendo adolescentes nas ações de prevenção. Então preparamos atividades voltadas para a prevenção e cuidados com a saúde do adolescente de uma forma que a gente possa estar interagindo com esse público-alvo em busca de uma melhor qualidade de vida para eles”.

A programação da campanha segue ao longo do mês de fevereiro em outras unidades de saúde do município.

Confira a programação.

Advertisement