Jequié:Greve dos petroleiros do Poliduto, pode deixar postos sem combustíveis e distribuidoras sem gás

Petroleiros da Base do Poliduto de Jequié paralisaram por tempo indeterminado as atividades nesta segunda-feira (17). A categoria cobra a revogação da demissão de funcionários da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados do Paraná, a Ansa, desativada pela Petrobras. Os petroleiros também pedem o cumprimento do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) que, segundo a federação, não vem sendo respeitado.

A categoria reivindica ainda o fim da política de paridade da petroleira com o mercado internacional, que segundo a FNP, impõe à população preços abusivos para o gás de cozinha e combustíveis. Segundo Robson Santos do Sindicato dos Petroleiros da Bahia – SINDPETRO, a medida vai atingir cerca de 400 trabalhadores concursados e 600 terceirizados.

Na base do Poliduto de Jequié a mobilização atinge 70 empregados e no país cerca de 20 mil cruzaram os braços. Com a paralisação deverá faltar combustível e gás de cozinha em postos e distribuidoras de Jequié e região. A base de Jequié já foi responsável por distribuir 100 mil metros cúbicos de combustível para o estado, atualmente devido a política da empresa este número reduziu para cerca de 3 milhões de litros por dia envolvendo a venda de álcool, gasolina diesel e biocombustível.

(Fonte: Marcos Cangussu).

Advertisement