Palmas para Conquista: mais produtores rurais receberam mudas nesta sexta-feira (21)

Mais de 750 mil mudas de palmas para 150 agricultores em apenas quatro meses. Esses são os números do Programa de Convivência com o Semiárido Palmas para Conquista, iniciativa pioneira promovida pela Prefeitura de Vitória da Conquista. Nesta sexta-feira (21), mais uma entrega aconteceu na fazenda do Programa, localizada em Quatis dos Fernandes. Cada um dos agricultores recebeu 5 mil mudas.

Um desses produtores foi Verilton Oliveira, do povoado do Periperi. “A Prefeitura está investindo em um dos tripés da pecuária, que é a genética, pois essa palma é resistente a Cochonilha do Carmim. Isso dá segurança e vai melhorar bastante a produção. Pra mim, juntamente com a venda subsidiada do milho, foi os dois grandes projetos públicos para beneficiar o médio e pequeno produtor de Vitória da Conquista e incentivá-lo a ficar no campo”, comentou Verilton.

Para Verilton, o programa municipal é um dos grandes projetos para o homem do campo

Cada produtor, ao receber as palmas, firma o compromisso de devolver à Prefeitura as 5 mil mudas, após o período de um ano. Ao longo desse tempo, eles irão aplicar as técnicas de cultivo intensivo aprendidas através de uma capacitação realizada pela Administração Municipal em parceria com o Sebrae. Com isso, eles terão um rendimento muito maior, e além de manter sua própria produção de palmas, vão conseguir beneficiar novos produtores.

“Tão logo passe o período de Carnaval, nós daremos continuidade à colheita e distribuição de mais mudas para os produtores”, informou o coordenador de Fomento à Agricultura Familiar, Reuber Matos. Segundo ele, novas capacitações serão realizadas e novos agricultores cadastrados. “O governo dá total apoio ao Palmas para Conquista, tanto é que foi disponibilizado mais um carro para fazer a logística, adubo e ferramentas, todos os insumos necessários para que o programa continue com sucesso que já tem alcançado”, completou.

O Palmas para Conquista é viabilizado por apenados que estão em regime semiaberto, por meio do projeto Começar de Novo. Para dar continuidade a essas iniciativas pioneira na Bahia, a Prefeitura de Vitória da Conquista está renovando o convênio com a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização do Estado da Bahia (Seap-BA) e o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA).

Advertisement