Prevenção à gravidez na adolescência é debatida pela Secretaria de Desenvolvimento Social

Durante todo o mês de fevereiro, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social promoveu ações para prevenção à gravidez na adolescência nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e Centros de Referência Especializados em Assistência Social (Creas) nas zonas rural e urbana do município.

O objetivo das ações foi conscientizar e divulgar informações sobre medidas preventivas e educativas para evitar a gravidez na adolescência. Os eventos, promovidos em parceria com a Secretaria de Saúde, contaram com a participação de adolescentes assistidos pelos serviços.

Para abordagem do tema, foram organizadas rodas de conversa com a participação de profissionais da área de saúde e equipe dos serviços. Na oportunidade, também foram distribuídas a Caderneta de Saúde do adolescente nas versões masculina e feminina.

“Em nossa área, temos famílias formadas por adolescentes, mães com 14 anos, 13 anos. Nós observamos que quanto mais vulnerável é a família, maiores são as chances da gestação precoce. Por isso a importância de abordar esse tema em nossa unidade”, ressaltou a gerente do Cras Nova Cidade Irani Luz

Segundo dados do IBGE/Censo Demográfico (2010), a proporção de adolescentes e jovens brasileiras entre 15 e 19 anos não inseridas no mercado de trabalho ou na escola é maior entre aquelas que já tiveram filhos em relação às que nunca foram mães.

Roberta Santos Oliveira (15), moradora do bairro Alto Maron, conta que tem amigas de sua idade que já são mães e que por isso tiveram que mudar de vida. “Elas não podem participar de festas, abandonaram a escola. Para mim, o que é mais importante agora é estudar e arrumar um trabalho”, comentou Roberta.

Além de falar sobre a gravidez, as equipes também falaram sobre a prevenção das Infecções Sexualmente Transmissível (IST) que podem ser prevenidas por meio do uso do preservativo que é distribuído pela Prefeitura em todas as unidades de saúde da zona urbana e rural.

Advertisement