Governo Municipal empossa mais de 90 diretores das escolas municipais

Sexta-feira, tapete vermelho para receber os convidados, auditório do Cemae lotado e músicas conhecidas do público. Tudo levava a crer que seria uma “noite de gala”. E assim foi: a festa da educação e da democracia. A Prefeitura de Vitória da Conquista empossou os novos diretores escolares da Rede Municipal de ensino.

Aos novos diretores, vices-diretores e familiares presentes, o prefeito municipal Herzem Gusmão falou da satisfação em participar daquela solenidade: “Digo da minha alegria porque estamos dando posse a mais de 90 diretores e não conheço nenhum. Isso é importante para cumprir nosso compromisso de melhorar nossos indicadores educacionais, pois o pior critério da escolha de um diretor é a indicação política. Vocês têm apenas o compromisso de educar nossas crianças e de ter zelo pelas nossas crianças. Sejam bem-vindos”.

O secretário municipal de Educação, Esmeraldino Correia, destacou a importância da nucleação e da gestão escolar para a melhoria do ensino em Vitória da Conquista. Ele ainda explicou o processo para escolha deste novo mandato: 25 unidades escolares elegeram seus diretores e vices. Nas demais, não houve o processo eleitoral e a nova direção escolar foi selecionada por uma comissão formada por representantes de diferentes setores da Educação. A comissão avaliou os nomes sugeridos e indicou os novos empossados com base em dez critérios, entre esses a não ter pendência com relação ao Caixa Escolar.

Para Marli Jardim, empossada diretora da Escola Municipal Francisco Antônio Vasconcelos, em Cabeceira, essa será a sua sexta vez à frente de uma escola e a alegria continua: “Já fui diretora desse círculo escolar, construímos um projeto pedagógico com toda comunidade envolvida e a oportunidade de retornar é como se fosse uma chance de fazer da melhor forma possível. Estou muito motivada e quem suscita isso em mim é o grupo que trabalho em Cabeceira”.

Já Zaira Consuelo de Brito vai assumir pela primeira vez a vice-direção. “Estou ansiosa e cheia de expectativas. Tentar realizar um bom trabalho em 2020 e 2021”, declarou a vice-diretora da Escola Juiz Dr. Gildásio Pereira Castro. Sua mãe Maria das Graças e sua filha Lavínia Maria vieram prestigiar o momento. “Eu acho importante a família estar presente, pois elas sempre participaram de tudo na minha vida”.

Também participaram da cerimônia a primeira-dama da cidade, professora Luci Gusmão, a secretária adjunta de Educação, Arlete Dória, e a coordenadora municipal do Núcleo Pedagógico, Tânia Novais.

Advertisement