PRF apreende carro clonado que passou por vistorias de empresa terceirizada e do Detran

No último dia 25 de fevereiro, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) abordou no posto da BR 116, no Sul da Bahia, um veículo da Marca Mitsubishi, modelo L200 Triton, que possuía indícios fortes de adulteração. O carro foi apreendido e encaminhado junto com os ocupantes para o complexo policial de Feira de Santana. Após esclarecimentos, os ocupantes foram liberados e o veículo ficou sob custódia para perícia pelo Departamento de Polícia Técnica [DPT] da Policia Civil.

Trata-se de um caso de carro “dublê”, “onde um veículo furtado/roubado é montado documentalmente em cima de um veículo legal. Chassi, numeração de motor e outros aspectos físicos do veículo são adulterados para tentar dar legalidade ao veículo”, explica advogado Danilo Costa, advogado especialista em trânsito e que acompanha o caso.

O veículo em questão foi adquirido através de plataforma de vendas da internet, foi submetido a uma vistoria cautelar em empresa privada pelo primeiro proprietário antes da aquisição, e por uma vistoria do Detran na segunda transferência, sendo aprovado em ambas. O laudo do DPT será comparado com as vistorias realizadas para identificação e apuração de eventuais falhas que possam ter ocorrido.

De acordo com Costa, todo cidadão e lojistas quando forem adquirir um veículo automotor devem se cercar de máxima cautela. Um dos pontos mais importantes é adquirir veículos com procedência, submetê-lo a verificação técnica antes da compra através de especialistas (mecânicos, concessionárias de veículos vinculadas a montadoras e empresas especialistas em vistoria veicular), além da verificação documental perante o Departamento Estadual de Trânsito do Estado, “evitando assim eventuais danos materiais e morais para si e terceiros, além de responder por crimes de receptação e adulteração de sinal identificador de veículo automotor”.

 

Fonte: Bnews

 

Advertisement