Prefeitura e Banco do Brasil debatem parcerias e visitam planetário

O Governo Municipal recebeu no Gabinete Civil da Prefeitura da Zona Oeste, representantes do Banco do Brasil. Com o objetivo de discutir parcerias no âmbito financeiro e educacional, estiveram presentes na reunião, o Prefeito Herzem Gusmão, o secretário municipal de Finanças, Jonas Sala, o procurador Victor Dutra, o assessor Mateus Novais e a equipe do Banco do Brasil formada pelo superintendente regional do banco, Eduardo Hoog, o gerente estadual e o gerente regional de Governo do Banco do Brasil, Jezrael de Aguiar. Na ocasião, o gerente regional informou o retorno do correspondente bancário ao Centro Cultural Glauber Rocha.

Logo após a reunião, a comitiva governamental conduziu uma visita ao Planetário Professor Everardo Públio de Castro, localizado no Centro Glauber Rocha – Educação e Cultura. A estrutura externa está sendo redesenhada para que, em breve, o equipamento seja inaugurado.

“O superintendente e os gerentes gostaram do que estão vendo e ainda nesta semana vamos definir a data de inauguração. O planetário já está pronto, mas estamos vestindo-o com uma capa futurista para combinar com esse equipamento moderníssimo e que será um diferencial para escolas e universidades”, declarou o prefeito Herzem Gusmão, ressaltando que o equipamento teve o financiamento do Banco do Brasil.

O grupo assistiu a projeções fulldome, que criam um ambiente de realidade virtual. A cúpula hemisférica, as cadeiras e a estação Digistar 5 – um dos equipamentos mais modernos que existem no mundo – já foram instalados em 2019. Além disso, foram realizados ajustes necessários para a iluminação de LED e os sistemas de áudio e imagem. O planetário é um simulador e vai permitir a realização de atividades educativas de forma lúdica e interativa. O espaço comporta cerca de 150 pessoas.

“Essa é a segunda vez que venho ao planetário e agora já com o projeto pronto para estar funcionando. Estou muito feliz com essa avant-première que recebemos hoje: imagens espetaculares, acústica, bem-estar. A Prefeitura está de parabéns, os munícipes vão receber um grande presente, principalmente para incentivar a cultura, mostrar que além das mídias sociais, a galera pode capturar conhecimento aqui, um dos planetários mais avançados da América Latina, se não for o mais”, comentou Hoog.

O gerente estadual do setor público também se mostrou satisfeito: “É a primeira vez que venho à Vitória da Conquista. Uma cidade maravilhosa, de muito verde, clima agradável e pessoas felizes. O Banco do Brasil está muito feliz em participar deste momento de entregar esse planetário e sempre estará à disposição para contribuir com a Administração Municipal e a população”.

Advertisement