CAPS AD III forma grupo de apoio voltado aos homens que vivem no Lar da Misericórdia

Fora dos muros do CAPS AD III, as equipes interdisciplinares do serviço têm construído grupos de apoio em espaços que necessitam de ações positivas. Como é o caso do Grupo Eles por Elas, criado no Lar da Misericórdia, uma instituição que acolhe homens que antes viviam em situação de rua e que, atualmente, buscam novas perspectivas de vida.

O grupo é norteado pela Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem e, por isso, é voltado para os membros do gênero masculino. Os encontros acontecerão em cinco sessões. A primeira, já foi realizada nesta terça-feira (11) e tem o objetivo de discutir questões comuns que permeiam o sexo masculino mas que ainda são tabus.

“O grupo tem a participação de vários profissionais do serviço, considerando a interdisciplinaridade da equipe, formada por médico, enfermeira, farmacêutica e agente de ação social, coordenando as sessões do grupo que vão discutir questões de saúde física, psíquica, sexualidade e afetividade”, explica Marinalva Pereira, agente de ação social do CAPS AD III que está à frente da iniciativa do grupo Lar da Misericórdia.

Martinho Assis, um dos membros do Lar da Misericórdia, participou do primeiro encontro e aprovou as discussões levantadas pelos profissionais: “Gostei muito do grupo e achei interessante o que ela falou sobre o sexo, os jeitos de prevenir usando camisinha para evitar doenças que ás vezes a gente não sabe que tem, mas pode passar pra outras pessoas. Gostei que ela também falou dos direitos dos homens e das mulheres, porque nós temos os mesmos direitos. A gente tem que dar o respeito à mulher para nós sermos respeitados”, conta.

De acordo com Aracely Schettine, gerente do CAPS AD III, hoje há um trabalho de parceria com o Lar da Misericórdia: “Nós encaminhamos pessoas daqui, que a gente entende que precisam desse suporte, um local de segurança e com propósito terapêutico mesmo. E eles também têm alguns internos que são acompanhados por nós, gente aqui no serviço. Então é uma parceria de ida e vinda”.

Advertisement