Secretaria de Cultura participa da entrega da Medalha Glauber Rocha em sessão especial na Câmara pelo Dia Municipal da Cultura

Em comemoração ao Dia Municipal da Cultura, celebrado em 14 de março, a Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista realizou uma sessão especial na manhã desta sexta-feira (13).

NA ocasião, foi entregue a Medalha Mérito Cultural Glauber Rocha, que visa homenagear personalidades e entidades que tenham contribuído para o desenvolvimento, difusão e valorização de inciativas culturais na cidade.

“De fato, um dia muito importante, uma data emblemática para o município de Vitória da Conquista. Isso só mostra a importância que a cultura tem; e esse papel importante para a Câmara, junto à Secretaria e Conselho de Cultura, do reconhecimento às pessoas que contribuem com a cultura do nosso município”, afirma o secretário municipal de Cultura, Adriano Gama.

Na ocasião, o Programa Nacional de Incentivo à Leitura (Proler) e a reiseira Fidelcina Santos Souza foram homenageados com a Medalha Mérito Glauber Rocha. A honraria é concedida pela Câmara de Vereadores em parceria com o Conselho Municipal de Cultura e faz parte das comemorações do Dia Municipal da Cultura, 14 de março. A data foi escolhida em alusão ao nascimento do cineasta Glauber Rocha.

Para o coordenador-geral do Proler, Edgard Larry, o Programa tem trazido grande contribuição para a cidade, desde a sua criação, com a professora Heleusa Câmara, em 1992. “O Proler, nessa trajetória, vem dando contributo especial à sociedade de Vitória da Conquista e da região. Com atividades na área da leitura, na área da contação de histórias, na escuta das pessoas simples, na alfabetização digital”, exemplifica. E completa: “É com grande alegria que recebemos essa homenagem.”

A mestre de reis Fidelcina Santos Souza, do povoado de Pradoso, também recebeu a honraria. Ela é representante do grupo Santo Rei dos Reis, que há mais de 100 anos passa a tradição do reisado entre gerações. “Eu estou conseguindo ainda, com a licença de Deus. Espero que, quando eu não puder mais, meus filhos tomem conta”, relata. Para ela, a premiação foi motivo de muita alegria: “Muito beleza, foi a coisa mais emocionante. Estou muito alegre, muito satisfeita por ser tão bem recebida dentro dessa comunidade que estou.”

Líder do Governo na Câmara, o vereador Luís Carlos Dudé, lembrou a importância de se defender os investimentos na área: “O orçamento, que era apenas de 0,5% para cultura, nós conseguimos, através do projeto de lei, dentro do orçamento, colocar mais 0,5%, ficando um 1%. Então, é importante que a gente possa alavancar recursos para melhorar cada vez mais, substancialmente, a cultura da cidade”, diz.

 

Fonte: PMVC

Advertisement