Secretaria de Agricultura beneficia estradas e açudes na região de Cercadinho

Ao sul do território de Vitória da Conquista, já próximo aos limites de Cândido Sales e Encruzilhada, está Cercadinho, o distrito mais distante da sede do município. Para chegar até lá, são cerca de 80 km percorridos, um pouco mais da metade com asfalto, via BR-116. Em seu entorno, uma dezena de povoados, como Olho d’Água, Salitre, Mutum, Cortesia, Resina e Boqueirão.

Desde o início de 2020, uma equipe da Secretaria Municipal de Agricultura montou acampamento na localidade para realizar melhorias em estradas vicinais e barragens que atendem à sua população. Uma mudança já evidente é na entrada principal do distrito, que teve sua via ampliada nas laterais.

Quase todas as estradas da região já receberam manutenção, já algumas, tiveram de ser reabertas pela equipe da Prefeitura. No total, 160 km de estradas foram beneficiadas. Quem depende das vias para trabalhar, aprova o trabalho realizado.

“Conheço essas estradas de ponta a ponta e agora elas estão boas, a gente não tem nada a reclamar. Todas as estradas estão recebendo a patrol e isso é muito importante para o município”, diz o motorista Edimar Ferraz, que faz a linha diariamente para Conquista. “Depois que recuperou as estradas, estamos chegando 15, 20 minutos mais cedo”, acrescenta.

A Prefeitura também realizou a limpeza e a ampliação dos açudes de Salitre, Resina e Cortesia, todos na região de Cercadinho. A recuperação desses reservatórios é fundamental para as famílias do campo que, na maioria das vezes, dependem da água da chuva para plantação, para criação de animais e para algumas tarefas domésticas.

“A gente tinha esse poço que era uma maravilha, só que secou e só tinha lama. Estava abandonado. Agora, a Prefeitura veio e cavou, ficou mais ou menos 3 metros de profundidade, com uma água muito boa, que dá até para beber. A comunidade está muito satisfeita com isso, basta agora a gente conservar”, conta o senhor Carmelito José Ribeiro, produtor rural, que mora na região há mais de 20 anos.

Segundo o secretário municipal de Agricultura, Murilo Mármore, a responsabilidade da Secretaria é muito grande. “O território do município de Vitória da Conquista é muito amplo e, pra se ter uma ideia, se traçarmos uma linha reta de Boa Sorte, na região de José Gonçalves, até Cercadinho, teremos uma distância de praticamente 160 km, o que equivale à distância de Conquista a Jequié. Portanto, por ser um município muito grande, ele tem muitas estradas. São centenas de estradas para as quais a nossa secretaria tem de estar atenta, pois são as veias do município, é através delas que se faz todo o movimento comercial, educacional e social de Vitória da Conquista”, destaca.

Ainda de acordo com o secretário, em breve, a atenção para a zona rural será ainda maior, com a implantação das duas novas subprefeituras, em Bate-Pé e em Inhobim.

Advertisement