Maioria dos brasileiros é a favor de mudança das eleições para dezembro, diz pesquisa

A maioria dos brasileiros é a favor do adiamento das eleições municipais para o mês de dezembro deste ano, em decorrência da crise do novo coronavírus. O índice dos que se dizem favoráveis a mudança foi de 55,6%, de acordo com levantamento do Instituto Paraná Pesquisas. O pleito está programado inicialmente para o mês de outubro.

Entre as pessoas que não concordam com a alteração da data da eleição que vai definir novos prefeitos e vereadores o índice foi de 37,8%. Outros 6,6% não souberam ou não opinaram.

O levantamento mostrou que a faixa etária que mais concorda com o adiamento das eleições é dos 35 aos 44 anos. No quesito grau de escolaridade o maior número dos que concordam que as eleições aconteçam em dezembro e não em outubro foi daqueles com ensino superior.

A região Sul do país foi a mais favorável a mudança no pleito, 60,3% das pessoas entrevistadas nos estados do sul foram favoráveis.

O Instituto Paraná Pesquisas ouviu 2.364 pessoas com idade a partir dos 16 anos nos 26 estados e no Distrito Federal entre os dias 25 e 27 de abril deste ano. O grau de confiança da pesquisa é de 95% para uma margem estimada de erro de aproximadamente 2% para os resultados gerais.

Advertisement