Laboratório Central Municipal está habilitado para a realização de exames RT-PCR para a detecção da Covid-19

Vitória da Conquista é o primeiro município do interior da Bahia a realizar exames para detecção da Covid-19 por meio do teste RT-PCR. O Laboratório Central Municipal (Lacem), administrado pela Fundação de Saúde de Vitória da Conquista (FSVC), foi habilitado pelo Ministério da Saúde a realizar o exame considerado “padrão-ouro” para detecção do vírus causador da Covid-19.

O RT-PCR é um teste de alta complexidade que identifica o vírus no período em que está ativo no organismo, tornando possível aplicar a conduta médica apropriada: internação, isolamento social ou outro procedimento indicado para cada caso. Apesar da eficácia dos testes rápidos, que atuam na contagem de anticorpos, o PCR executa uma análise ainda mais minuciosa do estágio da doença no organismo.

De acordo com o diretor da Fundação, Diogo de Azevedo, o laboratório já está preparado para a realização de 30 testes por dia a partir desta segunda-feira (11). “O Lacem é agora o único laboratório do interior da Bahia que possui estrutura, equipamento e pessoal qualificado para a realização desses exames, que anteriormente eram enviados a Salvador”, explica.

O diretor explica que a Fundação vem fazendo as devidas adequações no laboratório desde março, quando a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) sinalizou a possibilidade de seu credenciamento. “Fizemos todo o processo que vai desde a adequação do espaço, treinamento da equipe, até os testes cegos. A Universidade Federal da Bahia (Ufba) também nos ajudou fornecendo equipamentos para análise e com isso devemos atender não só Conquista mas todas as cidades da região região”, ressalta Azevedo.

O Lacem, que funciona em um anexo do Hospital Esaú Matos, atende 31 municípios conveniados, auxiliando o Estado no controle de doenças de agravo de saúde pública. Ele conta com uma equipe de 69 colaboradores e realiza mais de 130 tipos de exames básicos e complexos.

Advertisement