[Conquista]: ‘Eles gritam por socorro’, diz ativista sobre cães abandonados em terreno; Veja o vídeo

A situação de cães e gatos de rua em Vitória da Conquista continua sem perspectiva de solução e esquecida pelo poder público. Um terreno abandonado situado na Rua Teodoro da Fonseca, bairro Iracema é um recorte da trágica situação dos cachorros abandonados.

A ativista da causa animal, Suellen, usou o whatspp para pedir ajudar aos conquistenses para a situação desses animais. No aúdio que chegou à redação do BCS ela diz: “”Eu já conhecia o caso. Há 06 anos atrás fomos neste local ajudar esses animais, mas como a AMA (Associação Amiga do Animal) estava à frente e estava cuidando direitinho, nós fomos cuidar de outros animais de rua. Só que quando foi agora, acho que o presidente da AMA não está em condições de ajudar como antes, a prefeitura não dá nenhuma assistência a esse local, nos chamaram e voltamos ao terreno para ajudar esses animais, que estavam comendo somente arroz. Eles estão precisando de ração, remédio de verme, cobertores, Estamos pedindo às pessoas”, relata Suellen.

Os cães não tem cobertores e no local existem apenas velhos sofás que não mais tem espumas e ainda servem como disseminadores de mais doenças. “Vamos fazer um abrigo pra eles pois agora vem o inverno e eles sentem frio. Os filhotes estão sendo colocados para adoção. Os adultos que não forem adotados vão permanecer no terreno, mas precisam ser castrados com urgência. Todas as fêmeas estão sem castrar. Tem cadelas dentro do mato parida, que não deixam a gente encostar, outras em um túnelzinho que eles fazem sob a terra, que não temos acesso. Eu consegui ver duas, um com 8 e outra com 9 filhotes e outra que não consegui ver. Eles gritam por socorro, assim como outros animais de Vitória da Conquista”, diz a protetora independente.

Quem quiser ajudar ou mesmo ir ao local conhecer de perto a situação pode ligar ou adicionar o contato de Suellen no ‘ZAP’ pelo número (77) 98834-4976.

A cidade de Vitória da Conquista é a única cidade do Brasil, com mais de 300 mil habitantes, que não dispõe de um Centro de Controle de Zoonoses – CCZ, o que é exigido pelo Ministério da Saúde. Apesar de ter um Centro de Serviço de Zoonoses (CSZ), a cargo de apenas uma clínica veterinária e com ações pontuais, a demanda ainda é grande e não substitui um CCZ.

Além do maus tratos a esses animais, considerados os melhores amigos dos humanos, os cães de rua devoram lixo que é espalhado pelas ruas contribuindo com a proliferação de insetos – como baratas e escorpiões além de contribuírem com vários tipos de contaminação. Estima-se que a quantidade de animais na cidade ultrapasse os 10.000 cães.

Você pode ajudar? Compartilhe essa informação. 

Advertisement