Semana do Meio Ambiente: entenda a data e as principais discussões

Em todo o mundo, o dia 5 de junho é dedicado a pensar, avaliar e planejar ações e estratégias voltadas às questões ambientais. O Dia Mundial do Meio Ambiente ficou marcado na mesma data em que aconteceu a Conferência de Estocolmo, na Suíça, em 1972. Essa foi a primeira conferência realizada pelas Nações Unidas sobre a temática ambiental.

O Brasil ainda foi além e instituiu a Semana Nacional do Meio Ambiente. Na primeira semana do mês de junho, diversas entidades em todo o país se dedicam a discutir e propor melhorias nas formas de relacionamento entre os seres humanos e diversos elementos que compõem a natureza.

Vitória da Conquista deu um grande passo em 1992, quando a Prefeitura criou a Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Desde então, o Município tem realizado eventos e ações comemorativas à data. Estudantes, professores, pesquisadores e profissionais da área são instigados a integrar as discussões.

É preciso lembrar que as questões ambientais fazem parte de toda a história do desenvolvimento humano. Desde a criação da agricultura até a exploração da mineração, o homem tem estabelecido novos relacionamentos com o meio ambiente e provocado impactos nos recursos naturais.

As discussões que permeiam o Dia Mundial do Meio Ambiente inicialmente foram pautadas a partir da constatação dos danos causados ao meio ambiente, principalmente por ações humanas que resultaram em processos poluidores e de degradação.

Ao longo do tempo, as temáticas ambientais foram se ampliando. As dimensões social e econômica passaram a integrar o debate, trazendo à tona o conceito de sustentabilidade. Esse marco se deu, sobretudo, com a realização da ECO-92, no Rio de Janeiro, em 1992. Foi quando as demandas humanas ganharam maior expressão entre as questões ambientais, sem perder de vista os processos de degradação ambiental.


A Secretaria Municipal de Meio Ambiente realiza o trabalho de plantio de plantas nativas que servem para o paisagismo e reflorestamento de Conquista

Com a pandemia do novo coronavírus, as medidas de isolamento social trouxeram novas reflexões sobre a ação humana no meio ambiente. Pesquisas apontaram redução na emissão de CO2, recuperação da qualidade hídrica de mananciais, diminuição da poluição atmosférica e, até mesmo, a retomada de exemplares da fauna, especialmente pássaros, em meio às cidades. Sem dúvidas, um momento para se pensar e estimular mudanças no relacionamento entre o homem e a natureza.

Advertisement