Secretaria Municipal de Saúde recebeu nesta semana mais de 8 mil testes rápidos para Covid-19

A Secretaria Municipal de Saúde recebeu um novo lote de 5.980 Testes Rápidos enviados pelo Ministério da Saúde aos municípios do interior do Estado. Outros 2.600 testes comprados pela Prefeitura também chegaram nesta semana*. Esses 8.580 testes somam-se aos 5.600 que haviam chegado à SMS no mês de maio e já estão sendo aplicados nos servidores que trabalham na linha de frente.

Neste segundo momento, estão sendo testados profissionais de saúde, pacientes notificados pela Secretaria de Saúde com suspeita de Covid-19 que apresentam sintomas gripais há mais de sete dias e familiares de pacientes positivos. Além disso, a expectativa é de estender a testagem para outras categorias profissionais que estão atuando em serviços essenciais na cidade, como policiais militares, segurança pública, motoristas, cobradores, operadores de caixa de supermercados, dentre outros.

Profissionais da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social que estão na linha de frente do atendimento ao público, bem como da Secretaria de Serviços Públicos também serão testados.

“Em um momento em que a pandemia do Novo Coronavírus continua avançando no Brasil e no mundo, cresce a necessidade do município realizar testes em massa para detecção da doença e o conhecimento do verdadeiro número de infectados no território. O diagnóstico correto é preciso para propor quaisquer medidas relacionadas à prevenção e ao prognóstico da infecção no nosso município”, destaca a secretária interina de Saúde, Ramona Cerqueira.

Diferente do exame laboratorial RT-PCR, que necessita da coleta de amostras de secreções nasais e da garganta para detecção da Covid-19, o teste rápido é feito com uma pequena gota de sangue coletado e apresenta o resultado de 10 a 15 minutos. O teste identifica os anticorpos IgC e IgM, que o sistema imunológico produz quando entra em contato com um microrganismo invasor e começa a reagir à infecção.

Além dos mais de 14 mil testes que chegaram, a Prefeitura vai realizar a compra de novos lotes para ampliar a testagem na população e ter dados mais próximos da realidade. Isso é essencial para a adoção de novas medidas de controle da doença no município.

*De acordo com a secretária municipal de Saúde interina, Ramona Cerqueira, a empresa contratada para fornecer 7 mil testes, não cumpriu com o prazo de entrega de todo o material e foi notificada a fazer a entrega até o último dia 03 de junho. Como, até o momento, a empresa entregou apenas uma parte do acordado, a Prefeitura vai suspender o contrato e realizar nova compra.

Advertisement