273 novas notificações de suspeita de Dengue, Zika e Chikugunya em Conquista

Nesta segunda (8), o Centro de Controle de Endemias divulgou os números atualizados das notificações das arboviroses Dengue, Zika e Chikugunya no município. As informações da 23ª semana epidemiológica (janeiro a 05 de junho de 2020) mostram que 3.938 pessoas foram notificadas com suspeita de alguma dessas doenças, sendo registradas 273 novas notificações de casos somente na última semana.

3084 pessoas foram notificadas com suspeita de Dengue. O número de casos confirmados após resultado laboratorial positivo subiu para 547. Outras 95 pessoas tiveram resultados descartados e 657 apresentaram diagnóstico inconclusivo em relação à doença. 1.782 pessoas aguardam resultado laboratorial e três pacientes, que eram residentes do município, faleceram por dengue grave hemorrágica.

Foram notificados 514 casos de pessoas com suspeita de Zika, sendo que sete deles testaram positivo em exame laboratorial, 37 tiveram resultados negativos e 103 apresentaram diagnóstico inconclusivo em relação à doença.

Quanto às notificações de Chikungunya, foram registrados 340 casos suspeitos. Destes, 11 foram confirmados e 329 pacientes ainda aguardam resultado laboratorial.

Os seis bairros que apresentaram o maior número de casos registrados de pessoas com suspeita de contaminação por Dengue, Zika ou Chikungunya foram: Cruzeiro (367), Vila América (167), Alto Maron (162), Patagônia (150), Centro (136) e Brasil (125).

O aumento no número de ocorrências de casos durante este ano de 2020 já era previsto pelo Ministério da Saúde desde 2019, quando sinalizou que, no Nordeste e nos estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo, haveria um aumento significativo de notificações de Dengue, Zika e Chikungunya, por conta do vírus do tipo 2 que está circulando nessas regiões. Esse tipo ainda não havia circulado por aqui e, por isso, uma vez que as pessoas não tiveram contato com ele, a possibilidade de contaminação é grande.

Trabalho com foco na eliminação do Aedes aegypti – Desde a última quarta-feira (3), veículos fumacê iniciaram uma segunda fase de pulverização de inseticida a Ultra Baixo Volume (UBV), em 12 localidades do município que registraram o maior número de notificações de casos de pessoas contaminadas por arboviroses (Dengue, Zika ou Chikugunya) nos últimos 15 dias, sendo elas: Conveima, Recanto das Águas, Primavera, Guarani, Jurema, Centro, Cidade Modelo, Ibirapuera, Urbis VI, Alto da Boa Vista, Baixão e Dantelândia.

Além disso, mesmo em meio à pandemia do novo coronavírus, os agentes de endemias continuam realizando ações educativas e de orientação com os moradores, além das visitas aos terrenos baldios e residências que possuem acesso pela lateral, mantendo sempre uma distância segura de, pelo menos, dois metros do morador – evitando a entrada no interior dos imóveis, conforme orienta o Ministério da Saúde.

A população deve permanecer vigilante – O perigo pode estar morando no quintal da sua casa. Por isso, faça a sua parte com ações simples que podem acabar com os criadouros do mosquito. Essa luta é de todos!

A população também pode entrar em contato com o Centro de Controle de Endemias para fazer denúncias ou solicitar a visita dos agentes de endemias, por meio do número: (77) 3429-7421.

Advertisement