Brasil retira candidatura para sediar Copa do Mundo Feminina em 2023

O Brasil não está mais na lista de possível sede para a Copa do Mundo Feminina da Fifa em 2023. Nesta segunda-feira (8), a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou que retirou a candidatura para receber o evento após avaliar uma série de pontos sobre garantias do país para ser o anfitrião.

A entidade máxima do futebol nacional declarou que uma combinação de fatores levou à decisão e que esta foi tomada com grande responsabilidade. Apesar do Brasil declarar ter estrutura para receber a competição mundial, os cenários da saúde e da economia, principalmente devido a pandemia causada pela Covid-19, não garantem para a Federação Internacional que o país esteja apto para sediar o evento.

“Análise da Fifa sobre a documentação da candidatura brasileira considerou que não foram apresentadas as garantias do Governo Federal e documentos de terceiras partes, públicas e privadas, envolvidas na realização do evento”, informou a entidade em publicação sobre a decisão.

“A CBF compreende a necessidade da Fifa de obter tais garantias e sabe que elas fazem parte do protocolo padrão da entidade internacional, sendo elemento fundamental para conferir a segurança necessária para efetiva realização de eventos deste porte”, completou.

Com a retirada da sua candidatura, o Brasil passa a apoiar a Colômbia como país sede na edição de 2023 da Copa Feminina, único representante da CONMEBOL para o evento.

Advertisement