Prefeitura e Corpo de Bombeiros discutem fiscalização de comércio de fogos de artifício

Mesmo com a antecipação do feriado de São João, realizada em todo o estado da Bahia como medida preventiva ao contágio do novo Coronavírus, a Prefeitura de Vitória da Conquista está atenta ao comércio de fogos de artifícios nesta época. Por isso, na manhã desta quinta-feira (18), a Defesa Civil convocou órgãos para discutir a fiscalização desses pontos de venda.

O encontro discutiu ações de fiscalização nos pontos de comércio de fogos de artifício

“Não poderíamos nos furtar da obrigação de desenvolver logísticas preventivas, para independentemente da ausência do feriado, estar em campo fiscalizando e dando a segurança para a população de que tudo o que porventura esteja exposto ofereça essa segurança que dela se espera”, explica o coordenador interino da Defesa Civil, David Vieira.

Em Vitória da Conquista, o comércio de fogos de artifício é regulamentado de acordo com Decreto Estadual nº 12.163/10. O documento prevê critérios para fabricação, transporte, comércio, uso e fiscalização desses produtos em todo o estado da Bahia.


Este é o segundo encontro promovido pela Defesa Civil com os órgãos responsáveis; o primeiro aconteceu no dia 15 de junho

Uma das exigências é o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB). O tenente J. Paulo, do 7º Grupamento de Bombeiros Militar, fala sobre a importância de zelar por essas normas: “A gente está falando de vidas humanas, então um acidente com material explosivo potencializa os riscos. Tanto para o vendedor, ali no estabelecimento, quanto para os cidadãos que vão buscar seu produto para perpetuar aquela cultura de São João. Então os riscos são irreparáveis, caso aconteça algum acidente.”

Também participaram da reunião representantes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e da Secretaria de Serviços Públicos. No encontro, foi decidido que os órgãos realizarão, nos próximos dias, ações de fiscalização dos pontos de comércio de fogos de artifício. Também serão convidadas para participar a Polícia Civil, a Secretaria de Infraestrutura, a Secretaria de Mobilidade Urbana e a Vigilância Sanitária.

Advertisement