Conquista:Pesquisadores do Ibope Inteligência iniciam a terceira fase do estudo EPICOVID-19 na cidade

Os entrevistadores do IBOPE Inteligência vão iniciar, nesse domingo (21), a terceira e última fase de visitas às residências em Vitória da Conquista convidando os moradores para realizar testes rápidos para detecção do novo coronavírus para o estudo EPICOVID19-BR.

O trabalho de visitação será feito até a próxima terça-feira (23), podendo se estender até a quarta, dia 24 de junho. Vitória da Conquista está entre as 133 localidades do país escolhidas para testes rápidos para a Covid-19 e ação faz parte de uma parceria entre o Ministério da Saúde (que está financiando a pesquisa), a Universidade Federal de Pelotas e o Instituto Ibope Inteligência, para avaliar a evolução da prevalência de infecção por COVID-19 no Brasil.

Como foi feito nas etapas anteriores, os pesquisadores do Ibope Inteligência irão aplicar um questionário para verificar se o morador possui histórico de doenças preexistentes e apresentou possíveis sintomas da Covid-19 nos últimos 30 dias, além da realização do teste rápido, que é feito de forma similar a um teste de glicemia capilar.

As pessoas selecionadas que tiverem interesse em colaborar com a pesquisa podem participar. O procedimento de coleta para teste rápido feito pelos pesquisadores é verídico e seguro, ocorrendo dentro dos protocolos e do Ministério da Saúde, e só será realizado após assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE).

Caso algum resultado em teste rápido venha a ser positivo, a equipe da pesquisa irá informar a Secretaria Municipal de Saúde.

Advertisement