Promotora não acata recomendação superior e tenta fechar comércio

A promotora Guiomar Miranda, mesmo com recomendação superior do CNPM – Conselho Nacional do Ministério Público, assinada por Augusto Aras Procurador-Geral da República, e Rinaldo Reis, que é corregedor nacional do órgão, deu entrada na Justiça com pedido de suspensão do funcionamento do comércio e outras atividades econômicas não essenciais, e de templos religiosos. como medida de contenção à propagação do coronavírus em Vitória da Conquista.

Recomendação

A CNPM expediu a Recomendação n° 2 desta última sexta-feira (19), ao Ministério Público de todo Brasil, para evitar a fiscalização de atos de execução de políticas públicas, e que seja respeitada a autonomia do gestor.

Guiomar Miranda não acatou a recomendação de instância superior, e tenta fechar atividades comerciais na cidade. A promotora poderá impor, se a Justiça deferir o pedido, um grande prejuízo econômico para o Município, que vem sofrendo grande abalo desde o início da pandemia em março. Agora é a hora de ser reiniciada a lenta recuperação das atividades comerciais.

Reação

A Prefeitura terá 72 horas para contestar a tese da promotora. O CGC – Comitê Gestor de Crise avalia que a promotora não logrará êxito.

No último levantamento que o BRG fez, utilizando como fonte, um mapa digital, divulgado pelo Bahia Notícias, do último sábado, 20 de junho, destacou em manchete, que Vitória da Conquista, tem menos casos e mortes por Covid, do que outras cidades da Bahia com população menor.

Na data do levantamento, Vitória da Conquista registrava 460 casos e 12 óbitos. No boletim de ontem (22), são 523 casos e 13 óbitos.

Confira os números do BN:

1 – Itabuna – 1.715 casos e 48 mortes

2 – Ilhéus – 972 casos e 37 mortes

3 – Lauro de Freitas 945 casos e 26 mortes

4 – Jequié – 690 casos e 18 mortes

5 – Camaçari – 654 casos e 12 mortes

Salvador/Feira

O BN mostrou também a situação de Salvador, com 22.777 casos, e 854 mortes. Já a cidade de Feira de Santana tem 1.259 casos e 31 mortes

Taxa de ocupação de leitos de UTI

Os dados acima da taxa de ocupação estão atualizados. Dos 523 casos registrados, em Conquista, 401 foram curados, e apenas 109 em recuperação.

Informações:Resenha Geral

Advertisement