Sala de Situação das Arboviroses de Vitória da Conquista realiza primeiro encontro

Na tarde dessa terça-feira (30), aconteceu a primeira reunião da Sala de Situação das Arboviroses de Vitória da Conquista. O grupo é formado por representantes de secretarias municipais da Prefeitura, de órgãos de saúde do Governo do Estado, do Conselho Municipal de Saúde e de universidades públicas.

A Sala de Situação das Arboviroses está diretamente ligada à Secretaria Municipal de Saúde e tem o objetivo de monitorar e criar ações de prevenção e controle das arboviroses – dengue, zika e chikungunya.

“Estamos dando pontapé inicial para que, daqui, a gente possa enviar os próximos agendamentos com cronograma já montado para toda a equipe e dar seguimento à proposta, que tem o objetivo de entender o panorama e a situação do município em relação às arboviroses”, declara Ana Maria Ferraz, diretora de Vigilância em Saúde.

Uma das prioridades do grupo é a efetivação do Plano Municipal de Contingência de Arboviroses, que atende às diretrizes do Ministério da Saúde e do Governo do Estado. O Plano é um instrumento para alinhar e desenvolver iniciativas de enfrentamento e controle do mosquito Aedes aegypti, vetor de transmissão das doenças. As discussões para elaboração do documento já vêm ocorrendo desde o ano passado.

A diretora de Vigilância em Saúde, Ana Maria Ferraz, também destaca que o Município já vem intensificando as ações em resposta às arboviroses. “A equipe do Centro de Controle de Endemias, através dos agentes de combate às endemias – tanto os agentes de campo, como os agentes da educação popular em saúde – estão a todo o vapor, sempre trabalhando. Fora toda a outra parte técnica da equipe, que compreende uma equipe multiprofissional, incluindo enfermeiros e técnicos de outras áreas”, explica.

Aumento no número de casos já era previsto – O Ministério da Saúde sinalizou em 2019 que, no Nordeste e nos estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo, haveria aumento significativo de notificações de Dengue, Zika e Chikungunya, por conta do vírus do tipo 2 que está circulando nessas regiões. Esse tipo ainda não havia circulado nessas regiões e, por isso, uma vez que as pessoas não tiveram contato com ele, a possibilidade de contaminação é grande.

A Prefeitura convoca o apoio de cada morador conquistense nesta luta contra o mosquito Aedes aegypti. Fiscalize periodicamente o quintal de casa, verificando a vedação adequada de caixas d’água, os pratinhos de planta, garrafas, e qualquer outro objeto que possa acumular água parada. Além de preservar a limpeza das vias públicas e evitar o descarte incorreto de lixo em locais e horários impróprios.

A população pode entrar em contato com o Centro de Controle de Endemias para fazer denúncias ou solicitar a visita dos agentes de endemias, por meio do número: (77) 3429-7421.

Advertisement