Policiais Civis da Bahia paralisam atividades e pressionam por ações de prevenção à Covid-19

Os policiais civis da Bahia decidiram, por meio de assembleia virtual realizada nesta quinta-feira (2), paralisar as atividades por 24h em todo o estado no próximo dia 8, quarta-feira. A informação é do Sindicato dos Policiais Civis do Estado da Bahia (SINDPOC). De acordo com Eustácio Lopes, presidente da entidade representativa, a categoria amarga o descaso por parte da gestão da Polícia Civil (PC-BA), assim como do governo do Estado, fato agravado pela pandemia.

O sindicato contabiliza a infecção de 218 agentes da segurança pela Covid-19 até esta sexta-feira (3).“Enquanto a Secretaria de Segurança ignora a pauta da categoria, cresce o número de policiais civis infectados, que até a presente data, já contabiliza 218 policiais positivados pelo novo coronavírus, e até o momento continua ignorando leis, normas e os protocolos de Biossegurança, sem fornecer regularmente os Equipamentos de Proteção Individual, assim como, a testagem para todos os policiais civis, que hoje servem de carcereiros para presos custodiados, que muitas vezes estão positivados para à Covid-19”, pontua.

Por meio de nota, a PC-BA alegou desconhecer decisão da categoria e contestou que esteja ignorando as normas de segurança de prevenção à Covid-19. “Somente na capital foram realizadas mais de 800 testagens, entre RT-PCR (swab) e testes rápidos para anticorpos, enquanto no interior, os servidores passam pelos mesmos exames, realizados pelos órgãos municipais de saúde, a partir de um convênio entre o Departamento Médico da Polícia Civil (Demep), a Secretaria Estadual de Saúde da Bahia (Sesab) e as pastas municipais”, ressalta a PC.

Acrescenta ainda que já adquiriu mais de “60 mil itens entre equipamentos de proteção individual e materiais de limpeza”, os quais “são distribuídos em todas as unidades, desde o início da pandemia”. Afirma ainda ações de higienização e desinfecção são realizadas nas delegacias com regularidade.

Advertisement