Chuva de estrelas cadentes e outros fenômenos vão abrilhantar as noites de julho, programe-se!

Atenção, notívagos! O céu reserva muitas surpresas no mês de julho. Ele será palco para os mais belos fenômenos, que irão te deixar de queixo caído! Saiba datas e como se programar.

Se você é do time dos que compreendem e apreciam a beleza e o magnetismo das noites estreladas, precisa saber que o mês de julho, que acaba de se iniciar, promete vários espetáculos noturnos verdadeiramente deslumbrantes que você não pode perder.

Acontece perto do dia 28 de julho um dos fenômenos mais aguardados pelos amantes da astronomia, a chuva de meteoros Delta Aquarídeos do Sul.

O fenômeno será visível em todo o mundo, desde que o céu esteja limpo. Os meteoros em aquário poderão ser observados a partir das 9 da noite, mas o pico será a partir da 1 da madrugada, no horário de Brasília.

Vale ressaltar que o fenômeno poderá ser melhor apreciado em locais de céu bem escuro, longe das luzes da cidade. Outra dica importante é olhar para o leste.

Apesar de os meteoros se originarem da constelação de Aquário, eles poderão ser vistos por todo o céu. Esses meteoros são detritos deixados pelo cometa 96P/Machholz.

Mais fenômenos no céu em Julho
Dia 5: Eclipse Lunar Penumbral

A Lua atravessará a região menos escura da sombra que a Terra projeta no espaço.O fenômeno será visível no Brasil e acontecerá das 00h07 às 02h52, com pico às 01h29 da madrugada.

Dia 14: Noite de Júpiter

Nesta data, o maior planeta do Sistema Solar atinge sua oposição, termo astronômico que significa que Júpiter ficará oposto ao Sol na esfera celeste. Trata-se da melhor posição para observação, com o planeta mais alto no céu e também visível durante mais tempo. Para identificá-lo é bem fácil, ele poderá ser visto na direção da constelação de Sagitário, brilhando mais que qualquer outra estrela.

Dia 20: O Senhor dos Anéis

Ao lado de Júpiter está Saturno, que também atinge a oposição este mês. Um pequeno telescópio irá mostrar seus delicados anéis e algumas de suas maiores luas, como Titã. Um espetáculo magnífico!

Advertisement