Tecnologia a favor do controle da pandemia: Casos notificados de Covid-19 são monitorados por plataforma criada pela Prefeitura

Desde as primeiras notificações de casos suspeitos do novo coronavírus em Conquista, no mês de fevereiro, a Prefeitura tem se antecipado na tomada de decisões e na realização de inúmeras ações para conter o avanço da doença no nosso município. Esse foi um dos motivos da parceria entre o Núcleo de Tecnologia da Informação e a Secretaria Municipal de Saúde, que idealizaram e desenvolveram uma plataforma de monitoramento que tem sido uma ferramenta de trabalho essencial para o acompanhamento dos mais de nove mil pacientes notificados com Síndrome Gripal/Covid-19.

A plataforma permite que, a partir do primeiro contato do paciente pelo Call Center ou por qualquer uma das unidades de saúde, seja feita uma triagem automatizada nesse sistema, informando dados pessoais do paciente, histórico de saúde e os sintomas apresentados de Síndrome Gripal. Com isso, o sistema faz a classificação de acordo com o protocolo do Ministério da Saúde e fornece informações sobre quando e qual o período de tempo que aquele paciente deve ser monitorado, por exemplo.

A equipe de Vigilância em Saúde utiliza essa plataforma tanto para realizar a notificação no momento em que é captado um novo paciente e os seus contatos pessoais, quanto para o processo de monitoramento dos pacientes notificados, como explica Ana Maria Ferraz, Diretora Municipal de Vigilância em Saúde: “O monitoramento é feito a cada 24h ou 48h e a cada monitoramento realizado por telefone. Todo o atendimento é registrado no prontuário do paciente que fica dentro desse sistema”.

O coordenador do NTI, Antônio Lauro de Oliveira, explica que com isso, é possível “conseguir ter o controle real da situação, ter dados estatísticos e gráficos para tomada de decisão. Temos um mapa de calor dentro do sistema no qual podemos identificar onde estão os maiores focos de Síndrome Gripal no município, gráficos por idade, comorbidades”.

A plataforma municipal de acompanhamento da Síndrome Gripal/Covid-19 possui as mesmas informações do sistema federal E-Sus Notifica, porém com mais variáveis de dados. A criação desse sistema foi fundamental, principalmente, na descentralização do monitoramento da Vigilância para dentro dos territórios, com o trabalho das equipes das unidades de saúde que possuem o acesso e utilizam essa ferramenta para monitorar os pacientes notificados dentro da sua área de abrangência.

Advertisement