Conquista:NUCA conclui atividades referentes ao Selo Unicef

O NUCA conta com participantes com idade entre 12 e 17 anos. (Foto de atividade realizada antes da pandemia)

Com o encerramento das atividades do Selo Unicef no dia 30 de junho, a Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista concluiu as ações do Núcleo de Cidadania Adolescente (NUCA) referente às etapas do selo.

Implantado em abril de 2018, o núcleo reuniu durante dois anos jovens com idade entre 12 e 17 anos, para a discussão de temas que afetam suas vidas, com o objetivo de apoiar os adolescentes no desenvolvimento de competências, contribuindo para fortalecer suas capacidades de participação nas políticas públicas. “Foram dois anos de muito aprendizado, com temas variados como uso adequado da internet, a importância do primeiro voto, alimentação saudável, sexualidade, entre outros. Com esta etapa do selo concluída, nosso objetivo é dar continuidade ao grupo, para continuarmos conversando sobre temas importantes para a vida do adolescente”, esclareceu a mobilizadora do NUCA e coordenadora da Juventude, Melry Amaral.

No mês de Janeiro, o tema em discussão foi gravidez na adolescência

Para Isabela Brito Carvalho (14), o NUCA foi uma oportunidade para entender um pouco da vida, “foi uma porta que se abriu para meu futuro. No NUCA discutíamos sobre formas de trabalho e outros temas que me fizeram entender um pouco da vida e fazer o que é certo”, destacou Isabela.

Joanderson Costa Ferraz (16) conta que já está sentido falta do NUCA. Para ele, todos os encontros foram ótimos. “No NUCA conversamos muitas coisas que às vezes falta na escola, como o uso de drogas, a participação na política. Em cada encontro tinha um tema, que costumávamos chamar de desafio. Foi através do NUCA que eu comecei a perder a timidez de apresentar trabalho e minhas notas melhoraram bastante”, avaliou Joanderson.

A partir dessa experiência do NUCA a Prefeitura pretende continuar desenvolvendo ações voltadas ao protagonismo infantoadolescente.

Advertisement