Um presente para a população: Planetário Professor Everardo Públio de Castro será entregue no dia 7 de setembro

O Planetário Professor Everardo Públio de Castro já tem data para ser entregue à população de Vitória da Conquista: dia 7 de setembro. A decisão foi tomada na manhã desta terça-feira (21) pelo prefeito Herzem Gusmão, após uma visita ao espaço, que está localizado no Centro Cultural Glauber Rocha.


O engenheiro Nudd de Castro e o cantor Xangai foram convidados pelo prefeito Herzem para assistirem à apresentação

Acompanhado pelo cantor Xangai e pelo engenheiro Nudd de Castro, filho do homenageado Everardo Públio de Castro, o prefeito Herzem assistiu a uma projeção sobre o sistema solar. Também acompanharam a apresentação o secretário municipal de Educação, Esmeraldino Correia; o secretário de Cultura, Adriano Gama; o chefe de Gabinete, Marcos Ferreira; e outros membros do Governo Municipal.

Com capacidade para quase 150 pessoas, o Planetário Professor Everardo Públio de Castro irá proporcionar atividades educativas e culturais acessíveis para toda a população conquistense. As projeções fulldome criam um ambiente de realidade virtual que permite a realização de diversas programações lúdicas e interativas.

“É algo que impressiona: o sistema planetário visto exatamente num planetário, com a projeção digital, com som de excelência; inclusive todas as vezes que eu venho aqui saio encantado. E mais encantado estou porque está chegando a hora”, afirma o prefeito Herzem Gusmão. De acordo com o gestor, o equipamento já está pronto para uso da população, mas teve sua data de entrega inicial suspensa por conta da pandemia.

O cantor Xangai foi convidado pelo prefeito para visitar o espaço. “Eu conheço outros planetários em algumas cidades onde já morei, já visitei; planetário na França, em Portugal, que é maravilhoso, Rio de Janeiro. E estou sinceramente encantado com a qualidade, a modernidade que esse planetário nos apresenta”, avalia. “É um presente que a cidade está ganhando, eu só tenho a louvar. Vou ser sempre um visitador”, completa.

Advertisement