Prefeitura realiza oficina virtual sobre usuários de crack e outras drogas para técnicos dos abrigos provisórios

Neste mês de julho a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizam uma oficina formativa com o tema “Abordagem de usuários de crack e outras drogas”, direcionada a técnicos que atuam nos abrigos provisórios I, II e III da Prefeitura de Vitória da Conquista.

A oficina conta com quatro turmas e será ministrada em três módulos em plataforma virtual por Aracely Paiva, psicóloga e coordenadora do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas (CAPS AD III), tem o objetivo de construir e manter práticas que favoreçam a criação de uma rede de proteção e cuidado em saúde. “Muitos deles são vistos como causa da violência, mas na verdade são sintomas de violências de diversas ordens historicamente herdadas e/ou construídas. É importante que a singularidade de cada usuário seja enxergada e, ao se acolher essa singularidade, humaniza-se a relação interpessoal que se estabelece em cada encontro com esses indivíduos que chegarão aos abrigos, por estarem em situação de rua por diversas motivações e contexto”, explicou Aracely.

Segundo Vanessa Severiano, coordenadora da Proteção Social Especial, a oficina é de fundamental importância para os serviços de abrigamentos provisórios. “O objetivo é potencializar as ações ofertadas nos abrigos, auxiliando na formação de laços sociais, reabilitação social e reintegração familiar; onde a Proteção Social e o cuidado integrado em saúde poderão ser um instrumento de transformação, dando a chance a cada abrigado de repensar os seus caminhos e tomar novas decisões em suas vidas. Por isso, é de extremo valor a articulação e o fluxo constante com o CAPS AD III”, ressaltou Vanessa.

Advertisement