Prefeitura realiza trabalho social nos residenciais Minha Casa, Minha Vida

A prefeitura de Vitória da Conquista recuperou, junto à Caixa Econômica Federal, 4,5 milhões de reais destinados ao trabalho social dos residenciais do Programa Minha Casa Minha Vida. Com esse recurso, a Gestão Municipal firmou contrato com o Serviço Social da Indústria (SESI) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) para o desenvolvimento de um conjunto de ações que tem o objetivo de promover a participação social, a melhoria das condições de vida, a efetivação dos direitos dos beneficiários e tudo com sustentabilidade na intervenção.

“O recurso desse projeto foi disponibilizado em 2014 pelo extinto Ministério das Cidades, mas não foi utilizado, na época. Na iminência da devolução do recurso, nós, da Diretoria da Habitação, conseguimos recuperar o montante de R$ 4.500.000,00 (quatro milhões e quinhentos mil reais) que agora serão utilizados exclusivamente com ações que proporcionem a participação social, a qualificação profissional e a melhoria das condições de vida de aproximadamente 25 mil pessoas de forma direta”, enfatizou o diretor de Habitação Popular, Péricles Nascimento.

O projeto, com a duração de 12 meses, teve suas atividades iniciadas em 1 de julho de 2020 em âmbito interno e irá iniciar as atividades nos conjuntos habitacionais a partir do dia 1 de agosto de 2020. Serão ofertadas várias ações sociais, econômicas, ambientais e profissionalizantes, com foco na melhoria qualitativa, capacitação aos novos desafios pós-pandemia, produção de renda e sustentabilidade dos residenciais. Ao todo, serão contemplados 12 residenciais: Acácia, Campo, Campo Verde, Ipê, Jequitibá, Lagoa Azul I, Lagoa Azul II, Lagoa Azul III, Margarida, Parque das Flores, Pau Brasil, Parque das Rosas.

“Este conjunto de ações é um compromisso do Governo Municipal de acesso à qualificação profissional, à educação ambiental e, sobretudo, ao desenvolvimento de estratégias de convivência entre todas as pessoas que vivem nos residenciais. Por outro lado, nós estaremos garantindo o acesso aos serviços públicos de qualidade, como os da assistência social, da saúde e da educação”, destacou o secretário de Desenvolvimento Social, Michael Farias.

O projeto não terá nenhum custo financeiro para os participantes e será realizado seguindo todas as normas de segurança para evitar a transmissão da Covid-19. Para poder executar essas ações, as mesmas foram divididas em quatro eixos: I, II e IV, executados pelo SESI, e o Eixo III, executado pelo SENAI.

Eixo I: Mobilização, Organização e Fortalecimento Social
Eixo II: Educação Ambiental e Patrimonial
Eixo III: Desenvolvimento Socioeconômico
Eixo IV: Assessoria à Gestão Condominial

Advertisement