Bahia finaliza protocolo para reabertura de escolas, mas segue sem data para retorno

O governo da Bahia finalizou o protocolo que prevê a reabertura das escolas no estado, mas ainda não apresentou uma data para que os mais de 800 mil estudantes da rede estadual retornem às salas de aula.

O calendário de retomada deve começar a ser definido após a Secretaria Estadual de Educação (SEC) obter mais informações sobre a taxa de contágio por Covid-19 entre estudantes, professores e funcionários da rede.

A análise será feita a partir da testagem de 35 mil pessoas da comunidade escolar em Ilhéus, Itabuna e Jequié, informou o secretário estadual de Educação, Jerônimo Rodrigues (PT), nesta terça-feira (4).

“Nós temos um protocolo de preparação para o retorno, o que não temos é uma data. Quem vai nos dizer a data de retorno serão os indicadores de saúde e segurança para professores, estudantes e funcionários”, destacou o titular da SEC em entrevista ao Isso é Bahia de A Tarde FM e Bahia Notícias.

Parte do protocolo prevê instalação de pias e dispenser de álcool em gel nas escolas, além da distribuição de máscaras de tecido, acrílico e luvas para a comunidade escolar. Antes do anúncio do retorno, a SEC ainda espera chegar a um consenso com a União dos Municípios da Bahia (UPB) e o movimento estudantil.

Ficou de fora do protocolo de retomada a testagem em massa de todos os estudantes prevista inicialmente pela SEC, explicou Jerônimo: “O Ministério da Educação e o governo federal não ofereceram testes suficientes para que a gente implemente a medida”. O governo da Bahia também não terá condições de arcar com os custos da medida, completou o secretário.

Advertisement