Conquista:Cetas recebe mais de mil e duzentos jabutis apreendidos pelo Ibama de Minas Gerais

Na tarde desta quarta-feira (05), o Centro de Triagem de Animais Silvestres de Vitória da Conquista (Cetas), ligado à Secretaria Municipal de Meio Ambiente, recebeu mais de mil e duzentos jabutis oriundos de uma apreensão feita pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Ibama no Estado de Minas Gerais.

Os animais estavam sendo transportados ilegalmente para a Região Sul do país e foram interceptados ao passarem pela BR-116, no município mineiro de Leopoldina.

De acordo com o chefe da unidade do Ibama de Juiz de Fora, Luiz Benatti, o contato com o Cetas de Conquista foi providencial para a sobrevivência dos animais. “A Polícia Rodoviária Federal acionou o Ibama que os encaminhou para um Centro de Triagem em Juiz de Fora. Como o clima da região não é adequado a eles, procuramos o contato com o Cetas de Vitória da Conquista e fomos prontamente atendidos”, explica o agente.

O Coordenador do Cetas de Vitória da Conquista, Aderbal Azevedo, relata que essa foi a maior quantidade de jabutis que o Cetas de Conquista já recebeu. “Os animais chegaram em um bom estado e como são nativos da região de Jequié, será mais fácil tratá-los aqui e readaptá-los à natureza”, declara Aderbal.

Além desses jabutis, está prevista para esta quinta-feira (06) a chegada de centenas de outros animais apreendidos pela Polícia de São Paulo.

Trabalho do Cetas durante a pandemia do coronavírus – Segundo Aderbal, apesar das dificuldades com a pandemia do coronavírus, o Cetas tem mantido normalmente suas atividades. “Somos o único centro de triagem em funcionamento na Bahia devido à situação sanitária causada pelo coronavírus. Por isso, sabemos da importância de exercer esse trabalho e estamos abertos a receber e cuidar deses animais”, afirma.

Para denunciar animais silvestres presos de forma irregular ou alguma suspeita de tráfico animal, entre em contato com o Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) em Vitória da Conquista, pelo telefone (77) 3423-1348. Caso você queira entregar um animal ao Cetas ou possuir alguma informação de um bichinho que precisa ser resgatado, fale com o Cetas pelo número (77) 3423-2247. Lembrando que quem faz a entrega voluntária do animal fica isento de qualquer sanção legal.

Advertisement