Meio Ambiente: Apreendidos em São Paulo, mais 175 animais chegam ao Cetas em Conquista

ais 175 animais chegaram ao Centro de Triagem de Animais Silvestres de Vitória da Conquista (Cetas), ligado à Secretaria Municipal de Meio Ambiente, na tarde desta quinta-feira (6). As quatro iguanas, 113 aves e 61 filhotes de jabutis foram enviados pelo Cetas de São Paulo e chegaram à cidade via táxi aéreo.

Os animais foram trazidos de taxi aéreo de São Paulo para Conquista

“Esses animais foram apreendidos lá em São Paulo, mas são daqui da região, foram traficados daqui. Eles têm que retornar para cá, porque a área de ocorrência deles é aqui, no sul da Bahia, caatinga”, explica Aderbal Azevedo, coordenador do Cetas.

De acordo com ele, os animais já passaram pela triagem e pelo processo de recuperação na instituição paulista. Por isso, já estão prontos para serem devolvidos à natureza. As ações de soltura devem ter início ainda nesta sexta-feira.

“A gente está na contramão do tráfico”, reforça Rosana Ladeia, veterinária do Cetas. “Apesar de ser uma situação triste, de eles irem para São Paulo, nós temos que comemorar porque pelo menos uma parte deles conseguiu voltar para casa e serem novamente livres”, completa.

A secretária de Meio Ambiente, Ana Cláudia Passos, acompanhou a chegada dos animais. “O trabalho executado pelo Cetas é repercutido não só no Brasil, mas até internacionalmente. É um trabalho bonito, atende a toda a região do nosso município. Nós todos estamos lutando pela vida desses animais”, afirma.

Equipes da Secretaria do Meio Ambiente e do Cetas foram receber os animais no aeroporto de Vitória da Conquista

Denuncie – Para denunciar animais silvestres presos de forma irregular ou alguma suspeita de tráfico animal, entre em contato com o Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) em Vitória da Conquista, pelo telefone (77) 3423-1348. Caso você queira entregar um animal ao Cetas ou possuir alguma informação de um bichinho que precisa ser resgatado, fale com o Cetas pelo número (77) 3423-2247. Lembrando que quem faz a entrega voluntária do animal fica isento de qualquer sanção legal.

*Dados retificados no dia 7 de agosto, às 8h40

Advertisement