Equipe de Vitória da Conquista vence Hackathon Espacial da Agência Espacial Brasileira

A equipe StrangerBots 404, de Vitória da Conquista, município da Bahia, foi a vencedora do Hackathon Espacial da Agência Espacial Brasileira (AEB), autarquia vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). A maratona virtual, realizada nos dias 5 e 6 de setembro, reuniu 93 equipes de diversos estados brasileiros, para uma experiência científica de controlar um robô em uma simulação de transporte de materiais para uma base lunar. A equipe RoverMP conquistou o segundo lugar e a equipe IFSTARK garantiu a terceira colocação na maratona. Os nomes dos integrantes das três equipes serão gravados no CubeSat a ser desenvolvido pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), que após ser lançado, será utilizado como retransmissor de sinal para auxiliar na busca de embarcações perdidas no município de Raposa, no Maranhão.

Para vencer a maratona, a equipe StrangerBots 404 utilizou um sistema de bússola que orientou o robô e ajudou encontrar a posição exata em relação ao obstáculo. A equipe StrangerBots 404 conquistou a primeira colocação na maratona ao cumprir a missão no tempo de 1 minuto e cinco segundos.

O hackathon virtual possibilitou aos participantes a experiência de controlar um robô inteligente. Para realizar a atividade foi preciso superar obstáculos utilizando um programa de controle. Para que a missão parecesse mais real, foi usado o simulador de robôs móveis sBotics. O sistema foi desenvolvido pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) e hoje é utilizado pela Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR).

De acordo com o membro da equipe StrangerBots 404, Gabriel de Paula Meira, para cumprir a missão e conquistar a primeira colocação também foi utilizada a técnica Controle Proporcional-IntegralDerivativo (PID), com essa técnica foi possível fazer vários cálculos, com o objetivo de atingir maior velocidade e mais precisão. Gabriel também destacou que o desafio fez perceber que essa experiência não é aplicada apenas em missões espaciais e pode estrar presente em indústrias e atividades que o ser humano não pode realizar.

O Hackathon Espacial fez parte a SBPC Jovem e Família, uma das atividades científicas da 72ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

Sobre a AEB

A Agência Espacial Brasileira é uma autarquia vinculada ao MCTI, responsável por formular, coordenar e executar a Política Espacial Brasileira. Desde a sua criação, em 10 de fevereiro de 1994, a Agência trabalha para viabilizar os esforços do Estado Brasileiro na promoção do bem-estar da sociedade, por meio do emprego soberano do setor espacial.

Advertisement