Setembro Amarelo: Fundação promove live sobre prevenção ao suicídio na quarentena

A Fundação de Saúde de Vitória da Conquista realiza nesta quarta-feira (30), às 21h, mais uma live dentro da campanha do Setembro Amarelo. “Prevenção ao suicídio na quarentena: como identificar os sinais” será o tema abordado pela psicóloga Carolina Alves Cruz – mestranda em Psicologia da Saúde (UFBA) e especialista em Urgência e em Gestalt-terapia. O bate-papo será mediado por Cristiana Moura, vice coordenadora do Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) e doula voluntária, e transmitido pelo instagram @gthfsvc.

“Hoje o suicídio é encarado como uma questão de saúde pública e um fenômeno complexo, que deve considerar a trajetória de vida, a subjetividade, o contexto psicossocial, histórico, econômico e cultural; ou seja, não há uma causa única e específica”, argumenta Carolina. Ainda segundo ela, “vivemos em uma sociedade com fortes tendências individualistas, marcada por um ideal de felicidade e bem-estar ilusórios, com o isolamento do sujeito em seu sofrimento, onde ele não encontra espaço para expressar sua dor”, explica a psicóloga.

Administradora do Hospital Municipal Esaú Matos e do Banco de Leite Humano, a Fundação de Saúde realizou diversas atividades neste mês de setembro por meio do GTH. No dia 16, a psicóloga Gleica Dutra discorreu sobre os sinais e sintomas da depressão, uma das principais causas de suicídio no mundo.

Advertisement