Conquista: CAAV reforça campanha de combate à Sífilis durante este mês de outubro

Todos os anos, o terceiro sábado do mês de outubro é lembrado como o Dia Nacional de Combate à Sífilis. Em Vitória da Conquista, o Centro de Atenção e Apoio à Vida Dr. David Capistrano Filho (Caav) está realizando a campanha durante todo esse mês com o intuito de lembrar às pessoas sobre a prevenção e o diagnóstico precoce da doença.

Este ano, por conta das limitações impostas pelo período da pandemia da Covid-19, a campanha, que antes era feita com ações em escolas e empresas, precisou ser reduzida e está sendo feita dentro do próprio serviço, disponibilizando o teste rápido para detecção da sífilis, além de ações educativas feitas em formato online, por meio das redes sociais.

O teste pode ser feito por qualquer pessoa, principalmente aquelas que têm vida sexual ativa e gestantes. Basta procurar o serviço, localizado na Praça João Gonçalves, com o documento de identidade e cartão do SUS em mãos. O teste é rápido, feito apenas com um pequeno furo no dedo para a coleta sanguínea e o resultado sai em 20 minutos.

Sobre a Sífilis – A Sífilis é uma Infecção Sexualmente Transmissível causada pela bactéria Treponema Pallidum e pode ser transmitida durante a relação sexual sem o uso de preservativo ou da mãe para o bebê, durante a gestação ou parto – chamada Sífilis Congênita – que pode provocar graves consequências, como aborto espontâneo, parto prematuro, cegueira, deficiência mental ou morte ao nascer.

A forma mais eficaz para prevenir a doença e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s) é uso correto e regular da camisinha feminina ou masculina nas relações sexuais. A Sífilis é uma doença de fácil diagnóstico e tem cura. O tratamento é oferecido gratuitamente pelo SUS. Em Vitória da Conquista o CAAV é o serviço de referência para o tratamento.

Advertisement