Secretaria de Saúde passa a utilizar o Teste rápido de Antígeno para diagnóstico da Covid-19

A Secretaria Municipal de Saúde incorporou na rotina de diagnóstico dos casos da Covid-19, no município, o teste de antígeno, que se assemelha ao teste de RT-PCR (considerado padrão ouro para diagnóstico da doença) tanto ao modo de coleta, quanto aos critérios de utilização para os pacientes com suspeita.

O teste de antígeno identifica as proteínas virais na fase de atividade da infecção, através da metodologia de imunoflorescência, em que um aparelho faz a leitura automatizada da amostra. De acordo com o farmacêutico e coordenador dos Testes Rápidos no município, Pablo Maciel, isso “reduz a chance de erro por interpretação do profissional que está realizando e o teste pode ser utilizado entre o segundo e o sétimo dia do início dos sintomas, preferencialmente entre o terceiro e o quinto, assim como o exame de RT-PCR”, explica.

Ainda de acordo com o coordenador, o uso do teste de antígeno garante um resultado muito mais rápido, pois o aparelho consegue rodar a amostra em um tempo de 30 a 33 minutos, enquanto que o RT-PCR demora de seis a 12 horas, a depender da metodologia realizada. “Com isso, temos essa antecipação com o resultado mais rápido em relação ao paciente positivo, podendo dar orientações e adotar medidas em relação ao isolamento, bem como outras medidas pra tratamento da sintomatologia, caso seja necessário”, esclarece Maciel.

Antes da utilização, os testes passaram por validação externa e interna e tiveram resultado satisfatório e aprovado. Hoje, o aparelho faz a análise de cerca de 100 amostras por dia e a expectativa é que, assim que os pacientes forem notificados pelo Call Center da Secretaria de Saúde ou pelas Unidades de Saúde com uma Síndrome Gripal, possam fazer o Teste de Antígeno imediatamente no ponto fixo de testagem do Centro Cultural Glauber Rocha, com coleta agendada previamente.

Para que o paciente seja testado pelo método de Antígeno, ele deve entrar em contato pelos números do Call Center e se cadastrar. O cadastro é realizado por uma equipe treinada e monitorada pelo médico infectologista da Vigilância. Caso esse paciente esteja dentro dos critérios de testagem, a coleta será agendada e ele receberá as demais orientações sobre o isolamento e os cuidados para evitar a transmissão. Em menos de 24h, o paciente terá acesso ao resultado, por meio do contato da equipe da Unidade de Saúde onde ele é atendido.

Contatos do Call Center:

  • Telefones fixos:(77) 3429-3468/3429-3469/3429-3470
  • Celulares:(77) 98834-9988 / 98834-9900 / 98834-9977 / 98834-9911 / 98856-4242 / 98856-4452 / 98856-3722/ 98825-5683/ 98834-8484
  • Call Center Noturno:(77) 98856-3397/98856-5268
  • Call Center do Trabalhador de Saúde:(77) 98809-2988 / 98809-2919 / 98809-2965

 

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