Assassinatos caem em Vitória da Conquista pelo segundo ano consecutivo e chegam ao menor índice desde 2007

 

Ainda é alto o índice de violência em Vitória da Conquista, como de resto nas cidades médias e grandes do Brasil, que teve aumento na quantidade de assassinatos depois de dois anos seguidos de recordes na queda, de acordo com o Monitor da Violência, uma parceria do G1 com o Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (NEV-USP) e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Em Vitória da Conquista, no entanto, os números baixaram pelo segundo ano seguido. Longe de serem os índices ideais, mas justamente porque o município vem de registros muito altos, a queda na quantidade de crimes violentos letais intencionais (CVLI) no ano passado ganha destaque.

Segundo dados obtidos pelo BLOG junto ao Comando de Policiamento Regional Sudoeste (CPRSO), foram 121 assassinatos em 2020, ante 129 em 2019, redução de 6,2%. Mas o percentual é muito maior se for comparado com 2018, quando ocorreram 172 CVLI, com essa comparação a queda foi de 29,6%.

A redução também foi registrada no geral da 57ª Área Integrada de Segurança Pública (AISP) sob jurisdição do CPRSO, formada por 18 municípios (Anagé, Barra do Choça, Belo Campo, Boa Nova, Bom Jesus da Serra, Cândido Sales, Caraíbas, Caetanos, Condeúba, Cordeiros, Encruzilhada, Mirante, Mortugaba, Piripá, Planalto, Poções, Tremedal e Vitória da Conquista). O percentual de queda nos crimes violentos letais intencionais na AISP foi ainda maior: 14%, com 178 CVLI no ano passado e 207 em 2019. Foram 237 em 2018, em dois anos a queda foi de 24,89%.


Fonte Blog do Girolando Lima.

 

 

Advertisement