Com Comitê de Gestão de Crise Sheila Lemos avalia pandemia e possibilidade de reabrir escolas em Conquista

Depois de quase seis meses, membros do Comitê de Gestão de Crise (CGC), criado em 2020 pelo então prefeito (atualmente reeleito) Herzem Gusmão (MDB) para centralizar as ações do governo municipal em Vitória da Conquista em relação à pandemia do novo coronavírus, voltaram a se reunir para tratar do assunto. A última reunião conhecida do público foi no dia 21 de julho do ano passado, na Câmara de Vereadores, por convocação da Comissão Especial de Enfrentamento da Covid-19 do Legislativo.

Embora o comitê tenha deixado de existir, oficialmente, em razão da mudança de gestão e seja necessário novo decreto recriando-o, a prefeita em exercício, Sheila Lemos (DEM) convocou os secretários que fizeram parte do CGC para discutir ações para este ano. A reunião foi na tarde desta terça-feira (05) e teve como objetivo, segundo a Secretaria de Comunicação (Secom) “traçar metas e avaliar uma nova flexibilização das atividades a partir do mês de fevereiro”.

A matéria da Secom publicada no site da Prefeitura diz que “um dos assuntos abordados é a possibilidade de retorno das aulas da rede municipal de educação e das instituições privadas de ensino, inclusive as de ensino superior”. Voz do comitê, responsável por falar até em nome do prefeito, o secretário de Administração, Kairan Rocha, que foi coordenador do CGC durante a sua existência legal, disse que a Prefeitura de Vitória da Conquista tem, desde o início, utilizado padrões científicos para executar suas ações e lembrou que a prefeita em exercício, “conhece muito bem a situação do município no enfrentamento da pandemia” e propôs à prefeita e exercício a retomada das aulas na rede pública municipal. “Estamos abrindo os diálogos sobre a volta das aulas e para a manutenção dos protocolos “, indicou Kairan.

De acordo com a Secom, Sheila Lemos destacou a importância de avaliar a situação do município, considerando a matriz de risco de crescimento de novos casos e a taxa de ocupação de leitos clínicos/UTI. “Começamos a planejar novas ações para o ano que se inicia, a fim de que aos poucos as atividades voltem a sua normalidade, sem deixar de seguir esses medidas de segurança”, disse Sheila quanto ao retorno das aulas na rede pública e privada e nas faculdades, únicas atividades que ainda não funcionam normalmente em Vitória da Conquista nesta pandemia.

Fonte:Blog do Girolando Lima

Advertisement