Servidores da Smed participam de capacitação sobre Licitação

Curso aborda como tornar os processos licitatórios mais eficientes

Promover o desenvolvimento dos servidores da Secretaria Municipal de Educação (Smed) nas competências necessárias para que possam, cada vez mais, atuar com excelência em seus setores. É com esse objetivo que o Gabinete da Smed mantém uma agenda permanente de capacitação.

E a primeira atualização profissional de 2021 para o quadro administrativo, respeitadas às normas sanitárias, foi realizada nesta semana, no auditório do Cemae, com o tema “Processos licitatórios – Como podemos torná-los mais eficientes”. À frente da atividade, as equipes do Financeiro, Patrimônio, Compras e Contratos.

“Fizemos um encontro com todas as coordenações para que, em 2021, possamos continuar alcançando resultados satisfatórios, como temos feito, e reforçando conhecimentos sobre tudo aquilo que envolve a gestão financeira para transformar todo esse arcabouço financeiro em resultado para o alunado”, enfatizou o secretário da pasta, Esmeraldino Correia.

Na oportunidade, foram abordadas, entre outras questões, a importância do planejamento para garantir a aquisição com qualidade, o aumento da competitividade e a redução dos gastos públicos, na construção do Termo de Referência.


Segundo o secretário, atualizações como essa servem para a Smed continuar alcançando resultados satisfatórios

Atuando no setor de Contratos, Joaldir Júnior, reforçou a importância de se atualizarem permanentemente sobre esse tema. “Desde 2020, iniciamos a abordagem sobre esse tema, da melhor forma de estarmos conduzindo o processo licitatório e neste encontro estamos tendo a oportunidade de ratificar o que havia sido previamente acordado e de aprender novas técnicas, além de dar um enfoque maior à figura do fiscal de contrato, agente que vai garantir que os serviços que foram contratados pela Prefeitura sejam executados, com a qualidade e especificações exigidas em edital”, destacou.

Para a coordenadora financeira da Smed, Eliane Souto, “esse curso serviu para alinhar ainda mais os atos administrativos e também deixar os servidores atualizados quanto aos processos e à nova lei do Fundo do Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) – lei nº 14.113”.

Na capacitação, foi abordado ainda, o Decreto nº 20.709/2021, que regulamenta o procedimento administrativo para a realização de pesquisa de preços para a aquisição de bens e contratação de serviços em geral, no âmbito da Administração Municipal. “Esse decreto é resultado do trabalho da Comissão Modernizadora, que trouxe mais dinamismo para os processos licitatórios da Prefeitura”, explicou o coordenador de Compras, Thiago Leal.

Advertisement