Conquista foi o município que mais evoluiu em índice de gestão pública no país e é o 1º da Bahia e 51º do Brasil

 



 


Vitória da Conquista foi o município que mais evoluiu na última década entre os 100 maiores do país em quatro áreas essenciais para a qualidade de vida da população: i) educação, ii) saúde, iii) segurança e iv) saneamento e sustentabilidade. A informação faz parte do estudo feito pela consultoria Macroplan, denominado Índice dos Desafios da Gestão Municipal (IDGM), que avalia os municípios nas quatro áreas, a partir de 15 indicadores.

No estudo anterior, o município era o 67º no ranking e passou este ano para a 51ª melhor colocação, à frente das outras cidades baianas no ranking, Salvador (67º), Feira de Santana (76º) e Camaçari (84º).

Na década, Vitória da Conquista ganhou 44 posições e se destacou como o que mais avançou entre as maiores do país. Na região Nordeste, Vitória da Conquista está na segunda posição, atrás de Petrolina (PE), que é a 48ª, e à frente das capitais.

O IGDM 2021 mostra que a segurança continua a ser o maior problema de Vitória da Conquista (apesar da redução dos índices de crime letais contra a vida nos últimos dois anos), com o saneamento básico  e a saúde mantendo o município em destaque. A educação foi a área com maior evolução na década, mas ainda está muito abaixo das melhores posições.

Das quatro áreas analisadas, Vitória da Conquista teve sua melhor posição em Saneamento e Sustentabilidade: 18ª posição. A posição nas outras áreas foi: 43ª em Saúde, 69ª em Educação e 98ª em Segurança.

Nos últimos dez anos, o município melhorou sua posição no ranking em três áreas e perdeu posição em uma: Educação (+27 posições); Saúde (+51 posições); Segurança (-4 posições); e Saneamento e Sustentabilidade (+52 posições).

A avaliação do utiliza dados de 2018 e 2019.

No Brasil, o município com o melhor IGDM é Maringá, do estado do Paraná. Para ver o estudo completo, com análises, gráficos e tabelas, visite o site IGDM 2021.

Advertisement